O último sábado, 2 de Março, ficará marcado na história que vem sendo redigida pelo Vitória Clube de Santarém: num intervalo de poucas horas, a família vitoriana celebrou efusivamente a conquista de três provas oficiais de futsal, com o clube a sagrar-se campeão interdistrital de seniores femininos e campeão distrital de juvenis masculinos (sub-17) e de infantis (sub-13).
Em primeiro lugar, assinale-se o feito da equipa sénior feminina, que, num Campeonato Interdistrital organizado em conjunto pelas associações de futebol de Santarém e Castelo Branco, celebrou a conquista do troféu no Fundão, em pleno reduto do GD Valverde, valoroso oponente que seguia em igualdade pontual na tabela à entrada para esta última jornada (mas em desvantagem no saldo de golos).
Depois de as anfitriãs se colocarem em vantagem na etapa inicial do desafio, o golo vitoriano surgiria apenas nos últimos instantes da partida, com a pivô Teté, que, na altura, desempenhava já as funções de guarda-redes avançada, a vestir a pele de heroína e a levar ao delírio o grupo de trabalho comandado por Leonor Meneses.
Nos segundos que restavam até final, sobressaiu o estoicismo das vitorianas na resistência ao ímpeto final das contrárias, com o tão ambicionado troféu interdistrital, inédito no palmarés do clube, a acabar por ser erguido bem alto pela capitã Conxi, em intensas celebrações que se estenderam, no regresso, às ruas da cidade de Santarém. Segue-se agora a Taça Nacional!
Infantis com trajecto imaculado
A gloriosa senda teve início, porém, logo pela manhã, na recepção da equipa de infantis do Vitória Clube de Santarém à Casa do Benfica em Golegã, correspondente à antepenúltima jornada do Campeonato Distrital da AF Santarém. A necessitar de dois pontos para carimbar matematicamente as contas do título, os comandados de Ivo Costa foram iguais a si próprios, colocando em prática o futsal que lhes vale, por ora, um registo cem por cento vitorioso na prova.
No final, o 8-1 registado no marcador, além de colocar os vitorianos com as duas mãos na tão almejada taça, assinalou ainda a dourada marca dos 300 golos apontados, contra apenas sete encaixados.
Esta é a quinta vez que o emblema azul e branco se sagra campeão distrital nesta faixa etária.
Juvenis celebram no descer do pano
Já em juvenis masculinos, aquela que chegou a parecer uma missão quase utópica teve um final feliz, mas com muito sofrimento pelo meio: na última jornada do Campeonato Distrital da categoria, após triunfarem por 5-0 na vila da Golegã, os vitorianos tiveram ainda de esperar em plena quadra pelas tão aguardadas notícias provenientes de Ferreira do Zêzere, onde a formação da casa apenas necessitava de somar um ponto diante do CD Os Patos para arrebatar o troféu.
Do outro lado da linha, porém, chegaram ecos de uma derrota da equipa do Zêzere por 3-8, e a festa vitoriana eclodiu na vila da Golegã: o Vitória Clube de Santarém é oficialmente campeão distrital de juvenis masculinos pela 7.ª vez no seu historial, repetindo o feito da época transacta.
Como prémio adicional desta conquista, realce-se o apuramento para a Taça Nacional Sub-17, onde os pupilos de Ricardo Catrola lutarão com algumas das melhores formações do país pela subida às competições nacionais na próxima temporada.
Com este triplete, e depois do escalão de juvenis femininos, são já quatro os campeonatos garantidos pelo Vitória Clube de Santarém em 2023/24, subindo para oito (!) as competições de âmbito nacional disputadas na presente temporada: campeonatos nacionais de Sub-15, Sub-19 Masculinos, Sub-19 Femininos e Seniores Masculinos; taças de Portugal de Futsal Feminino e de Futsal Masculino; e taças nacionais de Sub-17 e Seniores Femininos.