No dia 1 de Dezembro (domingo), a equipa de Seniores Femininos do Vitória Clube de Santarém eliminou, fora de portas, o poderoso CF “Os Belenenses” da Taça de Portugal de Futsal Feminino Placard, e carimbou o apuramento para os 16 avos de final da competição, naquele que é um feito incrível para o desporto de Santarém.
No emblemático Pavilhão Acácio Rosa, em Lisboa, as bravas guerreiras azuis e brancas triunfaram por 2-1, não se atemorizando com o estatuto do emblema de Belém, que milita actualmente no Campeonato Nacional da II Divisão.
Ainda no primeiro tempo, a jovem Catarina Menino, uma das pérolas da formação vitoriana, vivenciou um dos momentos mais altos das nove temporadas que já leva de azul e branco, adiantando no marcador a equipa comandada por Leonor Meneses, que, em tarde de inspiração e sacrifício, logrou suster a vantagem até ao intervalo.
Já na segunda metade, quando o cronómetro assinalava oito minutos para o término da contenda, surgiria o momento alto da partida, com a emblemática Andreia Neves (que cumpre a 17.ª época no clube) a apontar, de primeira, um autêntico golo de levantar o pavilhão, alimentando ainda mais o sonho do apuramento.
Logo de seguida, a turma de Belém ainda reduziria a diferença, numa altura em que já apostava numa estratégia de guarda-redes subida, mas o Vitória soube sofrer na defesa das suas redes, que não mais foram violadas até ao apito final. Estava consumada a “vingança” do embate que se realizou entre os dois conjuntos em 2017/18, na Nave de Santarém, e que, na altura, sorriu às belenenses por 0-3.
Agora, aguarda-se com expectativa o sorteio da próxima eliminatória daquela que é a prova-rainha do calendário da Federação Portuguesa de Futebol, já com a presença de equipas primodivisionárias.