Sporting Clube de Portugal e a Viver Santarém assinaram, no passado dia 5, no estádio de Alvalade, em Lisboa, um protocolo de colaboração destinado a “promover o desenvolvimento desportivo e a formação de jovens do concelho de Santarém”.

Na cerimónia, estiveram presentes Frederico Varandas, presidente do Sporting Clube de Portugal, João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Carlos Coutinho, presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, os vogais Cristina Ávila e Nuno Gomes, bem como Carlos Cruchinho, director de Natação do Sporting Clube Portugal e ainda José Carlos Reis, director técnico e operacional das Modalidades do Sporting.

Segundo nota da Viver Santarém, trata-se de um protocolo “inédito”, uma vez que é “o primeiro que a Natação do Sporting realiza com uma outra entidade independente do clube”.

Este protocolo visa “fortalecer a Escola de Actividades Aquáticas da Viver Santarém” e “incrementar o nível competitivo e técnico dos atletas”, salienta a mesma nota.

O protocolo estabelece uma “colaboração estratégica” entre a Viver Santarém e o Sporting Clube de Portugal, visando o desenvolvimento das modalidades de natação pura e polo aquático, nas áreas da organização de competições de natação para atletas não federados; participação de atletas do SCP em competições em representação da Viver Santarém; estágios e treinos conjuntos entre as duas entidades; e a formação de treinadores, promovendo a melhoria contínua da equipa técnica da Viver Santarém.

Na nota a Viver Santarém espera ainda que a parceria possa “maximizar o rendimento dos atletas da Viver Santarém que passarão a ter acesso a condições de treino ainda mais desenvolvidas e vocacionadas para a optimização do seu rendimento desportivo” e uma “maior capacitação técnica dos treinadores, com acesso a formação específica, para garantir a actualização e especialização da equipa técnica, através de metodologias de ensino e de treino de excelência reconhecidas a nível mundial”.

Segundo a Viver Santarém, o protocolo foi desenhado para ser “mutuamente benéfico, sem custos ou compromissos desproporcionais”. 

Cada parte assumirá responsabilidades claras e definidas: a Viver Santarém compromete-se a disponibilizar as suas instalações e promover a participação dos seus treinadores em programas de formação, enquanto o Sporting Clube de Portugal compromete-se a disponibilizar os seus recursos técnicos e humanos para a formação e integração dos atletas da Viver Santarém em competições.

O protocolo terá uma duração inicial de dois anos, renovável automaticamente, o que permitirá a continuidade e consolidação dos resultados ao longo do tempo, conclui a nota.

Leia também...

André Pereira vence prova que ligou Chaves a Sagres em 14 dias

André Pereira, de 41 anos de idade, venceu recentemente um das provas mais longas do mundo com um total de 1001 quilómetros de distância,…

“Era muito importante o rugby conseguir chegar aos quatro cantos do nosso país”

Aos 22 anos de idade, o ‘Lobo’ José Madeira tem ancestrais ligações à Póvoa da Isenta, concelho de Santarém, onde o seu avô, Abel…

Corrida de S. Silvestre de Torres Novas com inscrições abertas

Prova realiza-se a 18 de Dezembro.

Secção de tiro da Casa do Benfica de Santarém com bons resultados no Campeonato Nacional

A Casa do Benfica em Santarém (CBS) esteve presente com os seus atletas no Open da Zona Centro, onde obteve bons resultados, no passado…