Foi no Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém, que a NERSANT e o IPSantarém dinamizaram mais um workshop ao abrigo do projecto Get Innovation, que pretende encaminhar os empresários rumo à Indústria 4.0. Desta vez o tema foi Suplly Chain 4.0, tendo sido indicados na sessão os passos necessários para uma implementação eficaz de fábricas inteligentes.

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, e o Instituto Politécnico de Santarém, no âmbito do projecto Get Innovation, realizaram no dia 29 de Maio, no Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do referido Instituto Politécnico, um workshop sobre a influência da inteligência artificial.

O mundo da logística já beneficia da chamada “Inteligência Artificial”. Realidade Aumentada, Smart Glasses, Pick-by-Vision, simuladores nos processos de armazenagem (what-if scenarios), sensores inteligentes, inventários efectuados por drones, gestão dinâmica de rotas, etc.

Existem assim várias áreas da supply chain em que a inteligência artificial agrega diferentes tipos de dados para suportar de forma mais eficaz o processo de tomada de decisão. Demand management, alimentado por um melhor conhecimento dos padrões de procura, permitindo optimizar stocks (minimizar os mesmos e as rupturas), manutenção, alimentado por um melhor conhecimento da performance e dos comportamentos de falha dos equipamentos.

A sessão, que contou com a apresentação, no início, do projecto Get Innovation, bem como as actividades realizadas e previstas ao abrigo deste projecto, teve como oradores, Álvaro Beleza, consultor especialista, bem como Jorge Gaspar, CEO da Jorge Gaspar Consultores – Estratégia e Desenvolvimento, Lda. e ex- Presidente do IEFP, que nas suas apresentações deram a conhecer a importância da integração da Indústria 4.0 nas empresas industriais com identificação prática de “parceiros 4.0”, bem como foi ainda explicado na sessão, os passos necessários para a implementação da Indústria 4.0, bem como os conteúdos necessários para a implementação de Plano Director de Automação Integrado (PDAI) e seus benefícios.

Para além disso, foi ainda explicada a necessidade de colaboradores 4.0, adaptados a esta mudança de paradigma que está já a acontecer na sociedade. Há uma necessidade de adaptação dos recursos a novas competências pessoais e sociais (qualificações), formação profissional e consequentemente, novas profissões.

O projecto “Get Innovation – A Caminho da Indústria 4.0” visa a preparação do tecido empresarial da região da Lezíria do Tejo, para a integração dos princípios da Indústria 4.0 nos seus sistemas organizacionais e produtivos, em linha com as orientações das melhores práticas de inovação e produtividade, assim como, incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. Corresponde a um avanço tecnológico associado ao conceito de “fábricas inteligentes” que permitirá integrar os sistemas virtuais e os processos produtivos em tempo real, e que se traduz em ganhos de produtividade. Esta evolução contribuirá ainda para incentivar as empresas tecnológicas fornecedoras de produtos e/ou soluções inovadoras para a indústria, a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras, em cooperação com as entidades do sistema cientifico e tecnológico. Trata-se de um projecto financiado pelo Alentejo 2020.

Leia também...

Projeto de cenouras bebés em Almeirim perde apoios por incumprimento de prazos

Projecto previa investimento 50 milhões de euros.

Jovens empreendedores ribatejanos criam projecto de lar de idosos online

João Ferreira e Bruno Galaio, dois jovens empreendedores do distrito de Santarém, viram o projecto ZOI ser beneficiado com duas bolsas de financiamento pelo…

Águas de Santarém distinguida como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal 2021

Prémio atribuído pela revista Exame foi entregue no dia 28 de Outubro.

Tecfresh’18: Cothn promove debate sobre Inovação Hortofrutícola

A “Inovação Hortofrutícola em Parceria: Apresentação de Grupos Operacionais na Fileira da Maçã, Prunóideas e Tomate de Estufa”, vai estar em debate a 16…