Começou, dia 1 de Maio, a 23.ª edição do certame “Mês da Cultura Tauromáquica”, em Azambuja, que este ano regressa ao formato original, em consequência de as restrições “covidianas” terem sido – felizmente! – muito mitigadas, prolongando-se até ao dia 22 do mês em curso.

O primeiro dia ficou marcado pela visita à Herdade da Galeana, em Évora, onde pasta a prestigiada ganadaria Murteira Grave, o que constitui uma oportunidade singular para conhecer o habitat natural onde se cria o toiro de lide, para além de poder desvendar muita informação sobre esta ganadaria que conta nos seus anais tantos triunfos nas mais mediáticas praças de toiros em Portugal, Espanha e França.

Também neste dia foram inauguradas três exposições sobre o tema taurino, as quais pela natureza dos assuntos abordados e pela relação directa com a mundividência taurina azambujense, se revestem, do maior interesse. Às 14 horas teve lugar na Praça de Toiros “Dr. Ortigão Costa” a inauguração de uma exposição intitulada “Redondéis de Azambuja”, a qual irá retratar, a nível histórico e cronológico, as infraestruturas de praças de toiros e outros espaços com actividades taurinas que existiram no concelho de Azambuja.

Regressa a exposição de rua “Taurus Murus”. A iniciativa consiste na colocação de cerca de vinte telas por toda a vila de Azambuja, as quais irão evocar o universo da tauromaquia, dos seus intervenientes e algumas particularidades azambujenses.

Às 16 horas teve lugar a abertura de uma terceira exposição, intitulada “7ª Festa – A Tauromaquia no Cinema”, que ficará instalada no Jardim Urbano Dr. Joaquim António Ramos. Esta exposição é composta por artigos de crítica cinematográfica assinados por Nuno Soares Dias, publicados na revista “Contra-Barreira”.

Estas três exposições estarão patentes ao público até ao final do mês de Maio. Ainda no domingo realizou-se um espectáculo de dança e música com o grupo “Taconeando”, que apresentou“Ponta Y Tacón”, exibição que consiste numa fusão de ritmos portugueses com o flamenco.

Leia também...

Morreram cinco idosos após surto em lar ilegal de Samora Correia

Um lar ilegal de Samora Correia, concelho de Benavente, registou cinco idosos…

GNR recupera embarcação furtada no valor de 35 mil euros em Salvaterra de Magos

A GNR recuperou uma embarcação furtada, deteve um homem de 35 anos…

Benfica do Ribatejo: Uma freguesia que se orgulha dos seus elementos culturais

O ‘Correio por Terras do Ribatejo’ foi visitar a freguesia de Benfica do…

Sismo de 4,6 magnitude registado a 130 quilómetros de Peniche

Um sismo de magnitude 4,6 na escala de Richter foi registado hoje…