Processed with VSCO with p5 preset

Locais históricos dos concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere, Ourém e Batalha voltam a receber, de 13 a 31 de Julho, o Festival Zêzere Arts, com duas óperas, vários concertos de música erudita, de entrada gratuita, e ‘masterclasses’.

O festival apresentará nesta edição, a 13.ª, espectáculos em locais como o Convento de Cristo, em Tomar, o Mosteiro da Batalha, igrejas e centros culturais, apresentando músicos de “reconhecido mérito”, como os maestros Vasco Negreiros, Pedro Correia, João Paulo Fernandes e António Vassalo Lourenço, o violinista holandês Ilya Grubert e o compositor português Cândido Lima, afirma a organização.

Destacando o “cenário único e inspirador” em que decorre o festival, ao acontecer em “locais ricos em história e cultura”, o diretor artístico do Zêzere Arts, Brian MacKay, salienta, numa nota de divulgação da iniciativa, “a programação emocionante” que junta artistas consagrados e jovens talentos emergentes.

O festival arranca em Ferreira do Zêzere, concelho do distrito de Santarém que viu nascer o evento em 2011, com um Concerto de Sopros ao Ar Livre, na praça da vila, no dia 13, às 21:00 e, dia 15, à mesma hora, no Cineteatro Ivone Silva, a apresentação da ópera “Dois em Um”, com a criação musical/teatral “Debussy e Melisande”, com música de Sérgio Viana, e “Il Campanello”, de Donizetti, produzida em regime de ‘atelier’ de criação para jovens artistas.

No dia 17 de julho, a cidade de Tomar acolherá dois eventos, o primeiro, às 19:00, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, o concerto coral “Grandes Compositores Românticos nas Igrejas de Paris”, e, às 21:00, no Claustro Principal do Convento de Cristo, o concerto coral do compositor em residência no festival, Cândido Lima, “Sol-Oeil”.

A 19 de julho, às 19:00, a Igreja Nossa Senhora da Graça, em Tomar, receberá o concerto coral “Ultima Res”, estando agendado para dia 21, também às 19:00, nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha, o concerto sinfónico coral “Quatro Estações Corais”, que repetirá no dia seguinte, à mesma hora, no Claustro Principal do Convento de Cristo, em Tomar.

Ainda no dia 22, o auditório da Biblioteca de Tomar receberá o recital dos alunos da masterclass de violino dirigida por Ilya Grubert.

Com inscrições abertas até 01 de julho, o festival oferece a jovens músicos a possibilidade de frequentarem, além das masterclasses, os cursos de verão (violino, violeta, violoncelo, contrabaixo, música de câmara) e o estágio da Orquestra Sinfónica Jovem, dirigida pelo maestro João Paulo Fernandes.

No dia 23, às 15:00, a Orquestra Sinfónica Jovem dará o seu Concerto Orquestral no Teatro Municipal de Ourém, apresentando-se os alunos da ‘masterclass’ de Ilya Grubert no dia 24, às 15:00, no Cineteatro Paraíso, em Tomar, com o músico a apresentar novo recital, às 21:00, na Igreja Matriz de Santo Aleixo, em Beco, Ferreira do Zêzere.

No dia 27, será o Cineteatro Paraíso a receber, às 15:00, o recital dos alunos das várias ‘masterclasses’, dirigidas por Eliot Lawson, Luís Pacheco Cunha, Matilde Loureiro, Joe Kwok (violino), Jorge Alves (viola), Catherine Strynkx (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo).

O Centro Cultural de Ferreira do Zêzere receberá, dia 28, às 19:00, “Experiências Musicais”, resultantes do trabalho do compositor Cândido Lima com professores e alunos do festival.

Para dia 29, está agendada a apresentação do concerto orquestral “Tradição e Modernidade”, no Claustro Principal do Convento de Cristo, em Tomar, pela Orquestra do Festival Zêzere Arts, sob direção do maestro Brian MacKay, espetáculo que inclui a estreia de “Passacaglia – memórias medievais do Zêzere”, de Cândido Lima, e que repetirá, no dia seguinte, às 18:00, na Igreja Matriz de Areias, em Ferreira do Zêzere.

O festival encerrará no dia 31 de julho, às 21:00, com a apresentação da ópera “Xerxes”, de Handel, no Convento de Cristo, em Tomar, sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço e com as participações do Atelier da Ópera de Aveiro e da Orquestra Filarmónica das Beiras.

Desde o início focado na formação de estudantes de música, jovens músicos e amadores, o Zêzere Arts junta pedagogia, música e património, com cursos para músicos e oferta de concertos, recitais e espetáculos de ópera em “lugares emblemáticos” de quatro concelhos.

Depois da adaptação imposta pela pandemia da covid-19 em 2020 e 2021, o festival regressou no ano passado ao seu formato habitual, integrado no concelho de Ourém.

Leia também...

Declarada insolvente empresa responsável pelas obras no Mercado de Santarém

As obras de requalificação do Mercado Municipal de Santarém sofreram nova paralisação,…

GNR de Almeirim apreende armas e munições

A GNR de Almeirim apreendeu duas armas de ar comprimido e uma…

A Tentação do Mar: novo livro de Manuel Fernandes Vicente é apresentado esta sexta-feira

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar amanha, sexta-feira, 1…

NERSANT iniciou roadshow escolar para captação de empreendedores qualificados

Está em marcha o roadshow “Idea and Entrepreneurship of Médio Tejo”, que…