“100 km Trans Peneda Gerês – a experiência dum corredor de pelotão” é o novo livro de Pedro Maria Carvalho que será apresentado esta sexta-feira, 20 de Fevereiro, pelas 18h30, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém.
A obra será apresentada por Ricardo Gonçalves, presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude e incluirá um momento musical a cargo do músico Casanova.
“100 km – TPG – Trans Peneda Gerês não é apenas o relato de uma prova de resistência: é a história de como um corredor de pelotão descobre que os limites do corpo e da mente podem ser empurrados sempre um pouco mais longe. Entre memórias de outras corridas, reflexões íntimas e momentos de humor, esta obra mostra que o verdadeiro prémio não está na meta, mas no caminho percorrido”, pode ler-se na contra-capa da obra.
Pedro Maria Carvalho, nascido em Santarém a 1 de Abril de 1964, é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, com pós-graduações em Gestão e Direito Administrativo.
Enveredou cedo por uma carreira na Administração Pública, com ligeiras incursões nos sectores privado e social, onde já teve várias posições e responsabilidades.
Desde criança dançou nos grupos Infantil e Académico de Danças Ribatejanas de Santarém, tendo-se especializado no Fandango do Ribatejo.
Inspirado pela medalha de ouro de Carlos Lopes na Maratona dos Jogos Olímpicos de 1984, tornou-se corredor, tendo desde então completado várias centenas de provas de atletismo, incluindo maratonas e ultramaratonas.
É co-fundador dos Scalabis Night Runners, um clube que organiza um dos eventos mais emblemáticos de Santarém.
