A Associação Amigos da Escola Agrícola apresentou, no passado dia 30 de Março, o livro “Memórias da Escola Agrícola” no âmbito das comemorações dos 130 anos da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS).
Coube a Augusto Graça, porta-voz da associação, e a José Mira Potes, presidente do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), a apresentação do livro que reúne as memórias de 24 ex-alunos e professores daquele estabelecimento de ensino.
Segundo Augusto Graça, este primeiro volume do livro “Memórias da Escola Agrícola” é uma homenagem ao Eng. José Franqueira, antigo director da Escola já falecido.
Ao Correio do Ribatejo, o porta-voz da associação explica que a obra era uma ambição antiga, que só agora foi possível dar à estampa: “o livro andava há vários anos na cabeça de muitos dos antigos alunos desta Escola, mas foi difícil coloca-lo para dentro do papel. Em boa verdade, só conheço dois trabalhos semelhantes, um da professora Lucinda Saragoça, intitulado “Ensino Agrícola em Santarém” e outro do intrépido ‘Regente Agrícola Aviador’, Gonçalo dos Inocentes, com o título “Alto ao Alto Charrua!””.
A associação lançou nesta apresentação somente o primeiro volume de memórias dos antigos alunos porque, segundo Augusto Graça, continuam “a receber mais textos, que farão parte de um segundo tomo.
À margem do lançamento do livro, a Associação procedeu à homenagem de “ilustres colegas da Escola” – alguns deles já falecidos – e de outros que “colaboram firmemente” na elaboração deste primeiro volume de histórias memórias da antiga Escola de Regentes Agrícolas de Santarém.
Saiba mais sobre esta e outras notícias na edição de 5 de Abril do Correio do Ribatejo.