A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) defende a revisão da classificação da estação arqueológica da Quinta da Goucha, no concelho de Alpiarça, para sítio de interesse público, segundo um anúncio publicado no Diário da República.

Conhecida por “Cabeço da Bruxa”, a estação arqueológica está classificada como imóvel de interesse público, categoria que deve ser revista para sítio de interesse público e promovida a fixação da respectiva zona especial de protecção, refere o diploma emitido pela DGPC.

O projecto de decisão relativo à alteração da delimitação da classificação tem fundamento em pareceres da Secção do Património Arquitectónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura que “mereceram a concordância do director-geral da DGPC”.

Segundo o anúncio público, os elementos relevantes do processo (fundamentação, despacho, restrições a fixar e planta com a delimitação do sítio e da zona especial de protecção proposta) estão disponíveis nas páginas electrónicas da DGPC e da Câmara Municipal de Alpiarça.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…