Cerca de 750 escuteiros com idades entre os 06 e os 14 anos participaram no passado fim-de-semana na XV edição da actividade ‘Escapadinha dos Mourões’, promovida pelo agrupamento n.º 697 de Rossio ao Sul do Tejo, do Corpo Nacional de Escutas.

O Hipódromo dos Mourões, na margem do rio Tejo acolheu lobitos e exploradores provenientes de 25 agrupamentos de vários pontos do país, sendo a maioria do distrito de Santarém, que além da região escutista de Santarém também engloba parte da de Portalegre e Castelo Branco. As outras regiões presentes foram as do Porto, Lamego e Coimbra.

Aos agrupamentos de escuteiros que fazem parte da área geográfica do Ribatejo: Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes, Santa Margarida, Alferrarede, Chainça, Tramagal (região escutista de Portalegre e Castelo Branco), Chancelaria, Entroncamento, Alcanhões, Várzea, Golegã, Benfica do Ribatejo, Marinhais, Alpiarça, Almeirim, Vila Nova da Barquinha, Torres Novas, São João da Ribeira e Fazendas de Almeirim (região escutista de Santarém), juntaram-se agrupamentos de outras zonas do país como Lamego (região escutista de Lamego), São Romão (região escutista do Porto), Portalegre, Proença-a-Nova e Idanha-a-Nova (região escutista de Portalegre e Castelo Branco), nesta que já é uma actividade de referência a nível nacional para as secções escutistas dos lobitos (6 aos 10 anos) e exploradores (11 aos 14 anos).

O tema do acampamento deste ano foram os ‘tanoeiros’, mestres de uma actividade outrora próspera naquela localidade do concelho de Abrantes. Esta actividade anual insere-se nas comemorações da freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, actualmente agregada em união de freguesias com a de São Miguel do Rio Torto e trata sempre um tema do quotidiano, história e tradição desta localidade.

As várias actividades realizadas pelos participantes levaram a conhecer a localidade e ao contacto com os locais, que uma vez por ano já se habituaram a ver o Rossio com muitos escuteiros, não só na zona ribeirinha, onde se concentra o acampamento, mas um pouco por toda a malha urbana.

 

 

Leia também...

Santarém recebe entrega dos Prémios Prestígio da AMPV

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) promoveu, no dia 5…

Abrantes foi capital da Transição Digital durante conferencia que defendeu criação de territórios inteligentes

Temas como os serviços de proximidade, preservação, inovação e sustentabilidade estiveram em…

Árvore do Chá com 112 anos do Cartaxo é candidata a Árvore do Ano 2022

A Câmara Municipal do Cartaxo candidatou a Árvore do Chá, da Quinta…

PSD de Santarém enaltece legado de Ricardo Gonçalves 

O Partido Social Democrata (PSD) de Santarém emitiu um comunicado, no passado…