Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos dinamiza entre os dias 3 e 11 de Setembro a 9ª edição das Jornadas de Cultura com música, teatro de marionetas, homenagens, visita aos Concheiros de Muge, noites de fado, Prémio Infante D. Luís às Artes, exposições, lançamento da IX edição da Revista Magos e do livro infantojuvenil “O Principezinho em Salvaterra”.

O objectivo é dar a conhecer a história e a identidade do concelho de Salvaterra de Magos através da dinamização de diferentes iniciativas de cariz cultural.

O programa arranca no dia 3 de Setembro, sábado, pelas 16h, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, com os espectáculos de marionetas “D. Roberto” e “O Canteiro dos Livros”, pela Companhia Valdevinos – Teatro de Marionetas e a distribuição gratuita de gelados. No mesmo dia, pelas 21h, a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos recebe o Concerto “Serenata Coimbrã”, uma Noite de Fados de Coimbra pelo grupo Fado ao Centro, antecedida de apontamento musical pelo saxofonista Ricardo Viegas.

Para dia 9 de Setembro, sexta-feira, pelas 21h, está marcada no auditório da Capela Real, em Salvaterra de Magos, a apresentação da IX edição da Revista Cultural Magos, uma publicação anual do Município de Salvaterra de Magos relacionada com a história do concelho a que se seguirá a iniciativa “Há Música na Capela Real” que junta apontamentos de fandango, ópera, samba, dança indiana e ainda Fados com Cláudia Picado e Jorge Baptista da Silva, acompanhados à guitarra portuguesa por José Manuel Duarte e à viola de fado por Carlos Viçoso.

A 10 de Setembro, sábado, pelas 10h, vai ser inaugurada a requalificação e ampliação das instalações da Associação Cultural e Musical de Salvaterra de Magos (ACMSM), localizadas no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários, com Homenagem ao músico Hernâni Damásio, numa organização da Associação e da Câmara Municipal.

À tarde, pelas 16h, a Falcoaria Real volta a ser palco do lançamento do nono livro infantojuvenil editado pela Câmara Municipal – “O Principezinho em Salvaterra” da autoria da escritora Helena Sacadura Cabral com ilustrações de Ana Teresa Pontífice. Haverá distribuição gratuita de livros e de gelados. A Câmara Municipal confere todos os anos um cariz solidário à iniciativa, sugerindo que o livro possa ser trocado por uma embalagem de cereais que será depois distribuída através do projecto municipal “Loja Social”. A iniciativa vai também contar com música pelo Projecto “A 4 Mãos” com João Pedro Casinhas (cajon) e Francisco Sousa (guitarra e voz).

O Largo da República, junto ao Mercado de Cultura de Marinhais, vai receber pelas 21h, uma Noite de Fados com a presença de Ana Margarida, Tiago Correia e Célia Leiria acompanhados à guitarra portuguesa por José Geadas e à viola de fado por Bernardo Saldanha. Haverá também uma homenagem, por parte da Câmara Municipal, ao fadista António Pepe.

Domingo, 11 de setembro, pelas 10h, será realizada uma visita, aberta à população, às escavações arqueológicas no Concheiro Cabeço da Amoreira, em Muge, com concentração na Casa do Povo de Muge e disponibilização de transporte por parte da Câmara Municipal. Ainda no domingo, pelas 16h, terá lugar no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos, a entrega de prémios e de diplomas do Prémio Infante D. Luís às artes – Pintura.

A iniciativa conta também com várias exposições como “Objetivos de desenvolvimento sustentável: para um futuro melhor!” na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, “CBES de Marinhais: Uma Instituição com história” no Mercado de Cultura de Marinhais, “Artes de Nossa Terra” – Exposição de Pintura de Alexandre Monteiro e de Bonecas com traje gloriano de Lucinda Caneira no Espaço Jackson, na Gloria do Ribatejo e “Voo Livre” – Exposição da ceramista Karolline Alves na Falcoaria Real.

Leia também...

Jornadas da Saúde, do Social e da Educação de 7 a 14 de Outubro em Salvaterra de Magos

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos organiza de 7 a 14 de Outubro as VI Jornadas da Saúde, do Social e da Educação…

Santuário de Fátima transfere receita de 13 mil euros de missas para a Diocese de Pemba

Os ofertórios das missas de Natal e de Ano Novo, que o Santuário de Fátima, destinou à Diocese de Pemba, em Moçambique, renderam 13.397,34…

Rio Maior comemorou a Liberdade com Sessão Comemorativa

Um assinalar dos 49 anos do 25 de Abril de 74 que este ano teve a Praça do Comércio como palco da Sessão Comemorativa,…

Consumo de broa de milho continua desaconselhado em Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro

A recomendação de não consumo de broa de milho em Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro mantém-se e foram retiradas do mercado as matérias-primas envolvidas…