A Casa do Benfica 2.0 de Santarém foi distinguida com o prémio ‘Projecto do Ano’ na Gala dos 120 anos do Sport Lisboa e Benfica (SLB), que decorreu no pavilhão Meo Arena no passado dia 26 de Março, onde foram entregues os prémios Cosme Damião a atletas, treinadores e projectos do clube que se distinguiram ao longo do último ano.

O galardão foi recebido das mãos dos vice-presidentes do SLB, Domingos Almeida Lima e Manuel Brito por Luís Santos, presidente da Casa do Benfica Santarém 2.0, que manifestou “orgulho” ao receber esta distinção.

Santarém acolhe, desde Novembro último, uma Casa do Benfica 2.0. O que é que este projecto tem representado para a cidade?

Este projecto Casa Benfica 2.0 é um projecto que ficou situado numa zona privilegiada, numa zona e num edifício que estava em decadência, que já há muitos anos estava sem utilização, uma zona que estava sem luz durante a noite e a ser frequentado por pessoas delinquentes, muitos escalabitanos já tinham bastante receio de ali passar pois apesar de se situar muito perto da PSP não era nada seguro.

Este projecto veio dar luz ao sítio, veio requalificar um edifício camarário que estava a dar uma imagem muito feia num sítio central da cidade, veio possibilitar também á autarquia ver num bem

municipal um investimento de 1 milhão e oitocentos mil euros na requalificação, penso que não haverá muitos investimentos privados nestes valores.

Mais pessoas, crianças ali andam durante o dia com actividades e durante a noite indo restaurante e juntando pequenas multidões para ver os Jogos de Futebol. Penso que todos os escalabitanos não só Benfiquistas, mas principalmente benfiquistas estão desde Novembro muito felizes com o Casa Benfica 2.0.

Recentemente, a Casa foi distinguida com o prémio ‘Projecto do Ano’ na Gala dos 120 anos do Sport Lisboa e Benfica (SLB). O que significa este prémio para a cidade?

Este prémio significa o reconhecimento da parte do Sport Lisboa e Benfica do que Santarém pode dar, o reconhecimento do SLB do esforço que a autarquia por intermédio do seu presidente Dr. Ricardo Gonçalves fez para que este projecto acontecesse, apesar de muitas contrariedades, como é sabido publicamente.

E significa também conseguir levar o nome da cidade de Santarém a todo o pais e também a todo o mundo, pois o SLB consegue chegar aos quatro pontos do mundo rapidamente, e sendo esta a primeira casa 2.0, e sendo em Santarém, o nome da cidade chegou a todo lado com uma rapidez que nunca ate hoje tinha acontecido.

Eu tenho a certeza que a cidade de Santarém está orgulhosa de ter um projecto pioneiro, inovador e diferenciado, que, clubismo à parte, é um projecto fabuloso.

Em termos pessoais, o que sentiu ao receber o galardão?

Um orgulho, uma emoção que não se explica, que se sente, sentir que recebo do Sport Lisboa e Benfica a maior marca a nível Nacional e uma das maiores a nível mundial um galardão tão especial, de um projecto tão grandioso para nos, Casa Benfica Santarém, um projecto que tanto desejamos, nos benfiquistas, nos sócios da casa do Benfica e nós Escalabitanos é algo fantástico, maravilhoso digo mesmo que foi mais um sonho, foi ter a casa 2.0 em Santarém e receber o galardão de projecto do Ano. Numa gala que encheu Meo Arena e que foi transmitido para todo o mundo um arrepio se sente ao subir e um orgulho de Representar Santarém.

As casas do Benfica são o primeiro elo de ligação entre clube e adeptos. São uma parte importante da mística benfiquista?

As Casas do Benfica são o prolongamento do Benfica, são o prolongamento do Estádio da Luz, é nas casas que os benfiquistas se podem juntar falar ver os jogos vibrar como estando no estádio.

Podem usufruir de tudo que o Sport Lisboa e Benfica dá aos sócios sem terem de se deslocar a Lisboa, podem comprar bilhetes, podem comprar artigos, e podem como já se sentiu aqui em Santarém ter contactos com atletas do clube no ativo e outros que já veteranos são a imagem e história deste grande clube.

Como têm contribuído estas novas instalações para aproximar os adeptos do seu clube?

Com estas novas instalações vários foram os acontecimentos que já passaram por aqui: Carrinha do Bento, várias Casas do Benfica do continente e ilhas já nos visitaram, a Benfica TV já fez vários programas a partir da nossa casa, desde o Aniversário em que fizemos 63 anos a 6 de Fevereiro e também transmitir o retorno do nosso torneio de judo Nuno Delgado.

Depois, os serviços que oferecemos e que permitem a todos os sócios e simpatizantes usufruir do que o SLB oferece sem terem de se deslocar a Lisboa. A Loja Benfica oferece tudo que também é oferecido no Estádio.

O que o motivou a aceitar o desafio para presidir à Casa do Benfica de Santarém?

Primeiro de tudo foi o ser benfiquista esse é o meu maior motivo, depois conseguir

dar continuidade à história e ao trabalho que a antiga direcção, presidida pelo Sr. Álvaro Gaivoto, efectuou durante muitos anos.

Conseguir também arrancar definitivamente com este projecto da Casa Benfica 2.0, que foi concretizado.

Depois voltar a pôr a Casa do Benfica de Santarém nas bocas dos escalabitanos, através de tudo o que oferecemos e de feitos desportivos nomeadamente na formação de atletas e de pessoas. Não podemos nunca esquecer que da Casa do Benfica de Santarém saiu o grande campeão de judo Nuno Delgado, atleta medalhado nos Jogos Olímpicos.

Com esta direcção queremos voltar a colocar jovens no topo e que eles se sintam orgulhosos de pertencer à Casa do Benfica de Santarém e que sejamos uma referência tanto desportiva como de formação de pessoas.

Leia também...

“No Reino Unido consegui em três anos o que não consegui em Portugal em 20”

João Hipólito é enfermeiro há quase três décadas, duas delas foram passadas…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…

O Homem antes do Herói: “uma pessoa alegre, bem-disposta, franca e com um enorme sentido de humor”

Natércia recorda Fernando Salgueiro Maia.

“É suposto querermos voltar para Portugal para vivermos assim?”

Nídia Pereira, 27 anos, natural de Alpiarça, é designer gráfica há seis…