Registo S. Giuseppe_Coleção Família Marçal Ruivo da Silva © Edgar Rei – CMA

Uma viagem pelo universo íntimo da devoção popular portuguesa. É este o convite que a exposição “Registos, os relicários da memória” lança ao público no próximo dia 07 de Março, às 16h00, no Quartel – Galeria Municipal de Arte de Abrantes, data da sua inauguração oficial.

Composta por três núcleos, definidos pela sua proveniência e olhares distintos sobre o sagrado, a mostra que pode ser visitada até 27 de Junho de 2026, contempla “registos que são janelas para uma espiritualidade que funde a fé dogmática com a liberdade criativa do artesanato vernacular”, evidencia o Município de Abrantes em comunicado. 

Nesse sentido, o núcleo central da exposição é constituído pela ‘Coleção Família Marçal Ruivo da Silva’, que apresenta mais de uma centena de exemplares reunidos por Idalina Marçal (1930-2023), “que ganhou gosto por esta tradição portuguesa com séculos de história”, refere.

Seguem-se os ‘Registos Tradicionais do Pego’, formado por objetos de uma afirmação coletiva “que simbolizam a cultura pegacha pelo seu cromatismo vibrante” e os ‘Registos da Micá’, tradição que chega pelas mãos de Maria Carlos Nunes (Micá), formadora de artes visuais e residente em Abrantes, que reinterpreta a simbologia religiosa através do restauro e do reaproveitamento de objetos, “focando-se numa estética depurada, com tons neutros e uma linguagem contemporânea, estabelecendo uma ponte entre a memória e a atualidade”, sublinha.

O Quartel – Galeria Municipal de Arte desempenha a função “de espaço privilegiado para a divulgação de artistas da região”, em complemento com os diversos museus de Abrantes, assumindo-se como um “espaço de experimentação”, no campo das várias artes, traduzido na concretização de oficinas e desenvolvimento de projetos in loco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

FITIJ celebra Dia Mundial do Teatro em Santarém

O Dia Mundial do Teatro vai ser assinalado em Santarém, este sábado, dia 27 de Março, com várias actividades ao longo do dia, através…

Governo proíbe realização de festivais de música até 30 de Setembro

A realização de festivais de música está proibida em Portugal até 30 de Setembro, anunciou o Governo, após reunião do Conselho de Ministros. “Neste…

André Esteves expõe na Galeria do Círculo Cultural

O artista plástico André Esteves expõe as suas obras na Galeria do Círculo Cultural Scalabitano até ao próximo dia 7 de Dezembro, no âmbito…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e o Pastel de Feijão de Torres Novas, os Bons Maridos de Ferreira…