A cidade de Santarém está transformada no Reino de Natal até 8 de Janeiro, com muita animação e espetáculos para toda a família.
Hoje, ao final da tarde, o certame foi inaugurado pelo vice-presidente da Câmara de Santarém, João Leite, para quem “o evento Reino de Natal tornou-se numa referência, tendo impacto positivo na economia local”.
O autarca reforça o aumento do investimento neste evento com o objectivo de criar novas dinâmicas e “atrair novos públicos ao Centro Histórico de Santarém”.
O Jardim da Liberdade fica, assim, transformado no Reino de Natal, oferecendo diversões como a Mini Roda Gigante, a Casa do Pai Natal, a Pista de Gelo, o Carrossel Vintage, Street Food, o Túnel Mágico, o Mercadinho de Natal e o Comboio Infantil, acolhendo em alguns dos dias iniciativas como pinturas faciais, palhaços, magia, jogos tradicionais, contos e criação de postais de Natal, animação de rua.
O programa divulgado pelo município escalabitano inclui vários concertos, como o do Coro do Círculo Cultural Scalabitano, que vai celebrar os seus 50 anos com um Concerto de Natal no dia 18, às 17:00, na Catedral, e no dia 23 será a vez da Sociedade Recreativa Operária acolher um Concerto de Natal, no Palácio Landal, às 19:00.
No Largo do Seminário foi já instalado um presépio, sendo possível voltar a visitar, na Rua Pedro Canavarro, no centro histórico, o que é apelidado como “O Maior Presépio do Ribatejo”, com cerca de 500 figuras feitas manualmente em barro moldado pelo artesão Eurico Ribeiro, da Póvoa de Santarém, expondo a Fundação Luíza Andaluz a sua coleção de presépios.
A magia das luzes de Natal irá estar, igualmente, em todas as freguesias do Concelho.