Entrevista a Aníbal Santos, director do Serviço de Recursos Humanos do HDS

“A nossa missão é mantermos profissionais satisfeitos, motivados, mais produtivos e felizes”

Aníbal Santos chegou ao Hospital Distrital de Santarém (HDS) em Maio de 2004 e desempenha, desde essa altura, o cargo de diretor do Serviço de Recursos Humanos (RH). Em entrevista, o responsável destaca que “continua a ser vital atrair, reter e desenvolver os profissionais, uma vez que estes fazem a diferença numa organização tão relevante como um hospital”.

Assumiu a direcção do Serviço de RH em 2004. Nessa época, o que foi mais desafiante?

À data, os maiores desafios consubstanciavam-se em: desenvolver uma política de RH alinhada com a estratégia e as necessidades do Hospital (o objetivo era posicionar o HDS no ranking dos 10 melhores hospitais do país); mudar a função de RH de uma dimensão administrativa, para uma visão estratégica nos mais diversos aspetos, reforçando e descentralizando a gestão de RH; recrutar e reter os RH necessários ao desenvolvimento das atividades correntes e à realização das futuras atividades.

E actualmente, quais são os maiores desafios?

Presentemente continua a ser vital atrair, reter e desenvolver os profissionais, uma vez que estes fazem a diferença numa organização tão relevante como um hospital, usando de forma integrada e articulada as diversas ferramentas de gestão de RH, tais como o sistema integrado gestão e avaliação do desempenho na administração pública (SIADAP), a formação e o desenvolvimento de carreiras profissionais. Outro desafio será otimizar a informatização, sendo a mesma extensível aos nossos clientes internos, para os quais prestamos em grande medida a nossa atividade.

Que projetos destaca desde que assumiu a direção do Serviço?

A implementação, nos primeiros tempos em que iniciei funções, com o grande envolvimento de todo o HDS, do SIADAP, com o processamento dos correspondentes prémios de desempenho em 2005. A nível nacional apenas 3 hospitais conseguiram realizar esse feito. Pretendia-se com este e outros projetos implementar uma cultura de meritocracia. Várias chefias constataram terem sentido melhorias no desempenho dos profissionais que laboravam no seu Serviço.

De realçar a implementação, na mesma ocasião, de vários procedimentos de trabalho, entre outros os relacionados com o recrutamento e selecção, acolhimento e integração de novos colaboradores em sala, formação, etc. 

Destaca-se, também, a implementação do Web RHV, que permitiu aumentar significativamente a eficácia da tramitação de várias rotinas administrativas, nomeadamente dos requerimentos para a formação no exterior.

Por fim, a aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2023. Foi o 1.o hospital, em 2023, a conseguir esse objetivo. O projeto foi elaborado em articulação com vários serviços do HDS.

Como está organizado o Serviço?

O Serviço está organizado por quatro grandes áreas: Relações Laborais (inclui o âmbito das progressões, promoções); Recrutamento e Seleção / Avaliação de Desempenho; Informação para a Gestão (inclui o apoio ao Serviço Administrativo de RH); e Internato Médico.

Como é constituída a equipa que gere?

É uma equipa multidisciplinar constituída por profissionais interessados, empenhados, determinados e disponíveis. Esta equipa está constantemente a ser desafiada e sobrecarregada por ter de cumprir prazos curtos nos reportes a fornecer à tutela ou ao Conselho de Administração. Há muitas tarefas que desenvolvemos e que não são conhecidas pelos nossos colegas e, como tal, não há a apreciação adequada pela realização das mesmas. No entanto, se essas tarefas não forem realizadas há uma enormidade de problemas subsequentes. 

Decorrente da panóplia de legislação que está constantemente a ser alterada, há necessidade de um sistemático trabalho de pesquisa, de discernimento, que muitas vezes é complicado de desenvolver atendendo às várias interpretações existentes e ao volume de solicitações e problemas com que nos deparamos. Acresce que é uma equipa que trabalha para os colaboradores internos e como tal está diariamente a ser avaliada. Todas estas circunstâncias geram por vezes momentos de grande stress e ansiedade.   

Quais os principais projectos para o futuro?

Os principais projectos são implementar o processo da gestão documental; adaptar a parametrização do projecto da Business Intelligence (BI Hospitalar) às necessidades do HDS; alargar a utilização do GEADAP (solução tecnológica que operacionaliza o SIADAP) a um maior número de utilizadores; efectuar a transição para a nova plataforma de RH desenvolvida pela ACSS (tirar mais partido das ferramentas informáticas que detemos); formar a equipa nas novas ferramentas informáticas, bem como na legislação entretanto publicada; criar / desenvolver ferramentas que permitam atrair, reter e desenvolver os profissionais fomentando uma cultura de meritocracia; incrementar a gestão proativa de RH; e mantermos profissionais satisfeitos, motivados, mais produtivos e felizes.

Leia também...

Entroncamento quer aprovar “maior Orçamento de sempre”

O Município do Entroncamento comemorou no passado domingo, dia 24, o 79.º Aniversário de Elevação a Concelho. Pelas 10h00, teve lugar o hastear da…

“Estamos focados em promover a Rota dos Vinhos do Tejo como um produto de qualidade e autenticidade”

Ana Louriceira é o rosto da Rota dos Vinhos do Tejo na Loja da CVR. Nesta entrevista breve ao ‘Correio do Ribatejo’ considera que…

“Trabalhamos para servir sempre bem os nossos clientes”

Nascido há oito anos na cidade de Santarém, o Restaurante Chapa 7 dispõe de uma oferta de alta qualidade. Há todo o tipo de…

“É tempo de todos fazerem um esforço para arrumar os preconceitos que têm sobre as mulheres”

Assinalou-se na sexta-feira, 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher, data que, muito mais do que comemorativa das lutas do movimento feminista, tem…