O projecto da RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade “Increase and development of manual skills and physical vitality of citizens of the European Union over 50 years” – IDEMASAP tem como objectivo promover actividades relacionadas com artes (especialmente artes tradicionais de cada país) bem como promover actividades físicas na população sénior.

Assim, durante os três anos de projecto, os seniores puderam ter acesso a aulas de Bordados tradicionais mas também praticaram desportos como Walking Football e Petanca.

Os países parceiros do projecto (Rep. Checa, Polónia, Espanha e Eslováquia) aprenderam em Portugal, o conceito do Walking Football (desporto com regras parecidas às do Futebol, mas com algumas adaptações para ser praticado por seniores) e como se joga o tradicional jogo da Petanca no Parque da Zona Norte, em Almeirim.

Durante o projecto foi realizado um Manual de Atividades Físicas e de Trabalhos Manuais, traduzido para todas as línguas do projecto e que poderá agora ser disseminado por universidades seniores de toda a Europa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…