Esta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, o Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, encheu para receber o lançamento do projecto videográfico “De Pedro as Memórias”.

Trata-se de um projecto videográfico sobre a vida e obra de Pedro Canavarro, produzido e realizado pelo Centro Tecnológico (Ctec) da Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém, em colaboração com a Casa-Museu Passos Canavarro e a Câmara Municipal de Santarém.

Tratam-se de memórias contadas na primeira pessoa, pelo próprio Pedro Canavarro, explorando o seu valor simbólico, num emaranhado de mundos descobertos atrás de um grande portão que se abre a cada episódio.

O processo de registo das memórias teve sempre o testemunho directo de Pedro Canavarro. Além do testemunho, houve ainda, por parte de Pedro Canavarro, uma colaboração muito direta em todo o processo de recolha e disponibilização de informação, que de alguma forma ilustra a sua vida e coloca o espectador no espaço da ação.

Neste evento, o público teve a oportunidade de descobrir pormenores de alguns episódios de forma dinâmica e foi convidado a interagir com Pedro Canavarro para tecer comentários, fazer perguntas, sugestões relacionadas com os filmes e a Casa-Museu.

No seguimento deste evento de apresentação global deste projeto videográfico, foi ainda apresentado, na íntegra, cada um dos nove episódios, no Teatro Taborda, nas datas e horário abaixo mencionados. Cada projecção contará também com a presença de Pedro Canavarro e a possibilidade de interação por parte do público.

Calendário das próximas sessões:

Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano

13 de março | 18h00

De Pedro as Memórias: “A infância: os primeiros 10 anos”

De Pedro as Memórias: “A importância dos professores na construção da personalidade”

De Pedro as Memórias: “A faculdade e o percurso para a diplomacia”

14 março | 18h00

De Pedro as Memórias: “Japão: o meu viver as quatro estações do ano”

De Pedro as Memórias: “O caminho para a liberdade”

20 março | 18h00

De Pedro as Memórias: “Os meus fabulosos anos 80”

21 março | 18h00

De Pedro as Memórias: “E porque não a política?”

3 de Abril | 18h00

De Pedro as Memórias: “Disponível para uma nova etapa…”

De Pedro as Memórias: “Canavarro Sensei – nem nascido nem morrido”.

A entrada em todos os eventos é livre, sujeita à lotação do espaço.

Leia também...

Município de Almeirim reforça apoio ao comércio local com mais 30.000 euros

A Câmara de Almeirim vai reforçar o apoio ao comércio tradicional, atribuindo…

Incêndios: Câmara de Ourém diz que 60% dos fogos são de origem criminosa

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, disse hoje à agência…

Observação astronómica noturna no Museu Diocesano

O Museu Diocesano de Santarém realiza, no próximo dia 06 de Agosto,…

Governo e Dirigentes do Turismo Regional e Nacional visitaram Santarém

Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Carlos Abade, Presidente do Turismo…