A Câmara de Torres Novas anunciou que aprovou o procedimento de concurso público para aquisição de serviços para remoção, recolha, transporte e tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais (ETARI) da ex-Fábrióleo.

Em comunicado, o município torrejano afirma que a deliberação, tomada na reunião do executivo no passado dia 16, visa “dar cumprimento ao compromisso assumido no âmbito do protocolo celebrado com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a 06 de Março último”, sendo o custo dos trabalhos estimado em 702.830 euros, mais IVA, com previsão de conclusão no presente ano.

A decisão de remoção dos efluentes da ETAR foi tomada na sequência da insolvência da Fabrióleo – Fábrica de Óleos Vegetais, para evitar “um acidente ambiental grave” e garantir “a protecção da saúde pública”, afirma o executivo liderado pelo socialista Pedro Ferreira.

“O objectivo é assegurar o encaminhamento dos resíduos armazenados nos diversos tanques e lagoas localizados nas instalações da ex-Fabrióleo para tratamento em destino final adequado, minimizando-se os danos que a permanência dos mesmos está a causar para os recursos hídricos superficiais e subterrâneos, solo e população em geral”, acrescenta.

Leia também...

Couro Azul investe 10 milhões euros no reforço da capacidade produtiva

A empresa de curtumes Couro Azul, em Alcanena, está a investir 10 milhões de euros na ampliação da zona de acabamento da pele e…

Torreshopping recebe o pai natal e oferece caça ao presente

O Torreshopping quer festejar o Natal com os seus visitantes, com as devidas precauções, mas com a mesma alegria de sempre. Quem passar pelo…

VÍDEO | Dijocarros assinala 25 anos dedicados ao sector automóvel

A Dijocarros, Oficina Multimarcas localizada em Perofilho, Santarém, assinalou hoje os seus 25 anos de vida. Para comemorar esta data, a oficina lançou uma…

Meia centena de pequenos negócios encerraram em Santarém

Cerca de meia centena de pequenos negócios encerraram no concelho de Santarém desde o início da pandemia da covid-19, em Março de 2020, segundo a…