A Câmara de Torres Novas anunciou que aprovou o procedimento de concurso público para aquisição de serviços para remoção, recolha, transporte e tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais (ETARI) da ex-Fábrióleo.

Em comunicado, o município torrejano afirma que a deliberação, tomada na reunião do executivo no passado dia 16, visa “dar cumprimento ao compromisso assumido no âmbito do protocolo celebrado com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a 06 de Março último”, sendo o custo dos trabalhos estimado em 702.830 euros, mais IVA, com previsão de conclusão no presente ano.

A decisão de remoção dos efluentes da ETAR foi tomada na sequência da insolvência da Fabrióleo – Fábrica de Óleos Vegetais, para evitar “um acidente ambiental grave” e garantir “a protecção da saúde pública”, afirma o executivo liderado pelo socialista Pedro Ferreira.

“O objectivo é assegurar o encaminhamento dos resíduos armazenados nos diversos tanques e lagoas localizados nas instalações da ex-Fabrióleo para tratamento em destino final adequado, minimizando-se os danos que a permanência dos mesmos está a causar para os recursos hídricos superficiais e subterrâneos, solo e população em geral”, acrescenta.

Leia também...

CGTP-IN exige salário mínimo imediato de 850 euros para trabalhadores da Monliz em Alpiarça

A coordenadora da CGTP-IN exigiu em Alpiarça a actualização “imediata” do salário mínimo para 850 euros para os cerca de 200 trabalhadores da empresa…

Projecto Vales garante financiamento de 75% do investimento empresarial

Foram publicados no dia 31 de Julho, os avisos relativos ao projecto Vales, programa do Portugal 2020 que permite às PME a contratação de…

Descularte ensina pessoas com baixas qualificações a iniciarem negócios

A Associação ribatejana DESCULARTE iniciará na próxima semana, um conjunto de actividades online, que integram aulas de literacia financeira, digital e empreendedorismo. Estas actividades…

A esperança mora na PME de João Alcobio

Depois de mais de década e meia a trabalhar na casa agrícola Paciência, em Alpiarça, João Alcobio resolve estabelecer-se por conta própria, criando uma…