As empresas hoje não vendem produtos, vendem benefícios

Os empreendedores incubados na Startup Santarém e outras empresas interessadas, integraram um novo encontro de networking realizado neste centro de inovação empresarial, desta vez sobre a proposta de valor das empresas.

A maioria dos empreendedores precisa trabalhar muito para construir negócios de sucesso. Um dos factores de sucesso dos novos negócios é a definição da sua proposta de valor, que mais não é do que todo o trabalho de configuração da oferta da empresa para a necessidade do cliente.

Este assunto foi abordado na Startup Santarém por Nuno Mendonça, que interagiu com os diversos empreendedores e empresas presentes sobre o tema. O consultor na área de negócios, explicou aos presentes que as empresas hoje “não vendem produtos, vendem benefícios”. Na realidade, afirmou perante a plateia, “hoje em dia está tudo inventado. O que diferencia as empresas é a sua vantagem competitiva, que pode ir desde o design à distribuição de determinado produto”.

Ao longo do workshop, muitas foram as dicas do profissional para melhorar a proposta de valor das empresas, sendo certo que a mesma tem de responder a duas questões fundamentais, avançou Nuno Mendonça: “Que problema vamos resolver aos nossos clientes? E quais as necessidades dos nossos clientes às quais vamos responder?”

Foi ainda apresentado um modelo que ajuda a definir a proposta de valor das empresas, o Business Model Canvas, ferramenta de gestão estratégica que permite esboçar ou desenvolver modelos de negócio (novos ou pré-existentes), constituindo-se na prática como um mapa visual que contém nove blocos a preencher (Principais parcerias; Recursos principais; Atividade – chave; Proposta de valor; Estrutura dos custos; Canais; Relacionamento com o cliente; Fonte de receita; e Segmento de clientes).

No final do encontro de networking, os empresários puderam esclarecer dúvidas no lanche partilhado proporcionado pela NERSANT.

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