O processo de classificação da Igreja de São João Evangelista de Alfange, no concelho de Santarém, já foi aberto, segundo um anúncio publicado em Diário da República.

A classificação da igreja (adro e escadaria) situada no lugar de Alfange e propriedade da Diocese de Santarém foi feita em anúncio assinado pelo director-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, à data de 25 de Setembro.

O templo, de fundação anterior à conquista de Santarém por D. Afonso Henriques, integra elementos de vários estilos artísticos (pré-românico, maneirista, barroco) e assenta numa escadaria monumental de lanços duplos que convergem em patamares.

A igreja foi objecto de recuperação nos primeiros anos deste século, depois de ter permanecido em ruínas durante décadas.

Os elementos do processo anunciado (fundamentação, despacho e planta do imóvel em vias de classificação e da respectiva zona geral de protecção) estão disponíveis nas páginas electrónicas da Direcção-Geral do Património Cultural e da Câmara Municipal de Santarém.

Leia também...

Festival Entre Quintas está de regresso entre 1 e 10 de Julho

A 3.ª edição do Festival Entre Quintas 2022 realiza-se entre os dias 1 a 10 de Julho, na Quinta do Casal Branco em Almeirim,…

Município de Santarém promove iniciativa “Adote um amigo para a sempre – dê colo a esta causa”

Quatro turmas do Jardim de Infância do Centro Escolar Salgueiro Maia, receberam esta tarde, dia 3 de outubro, a Ação “Adote um amigo para…

GNR recupera obras de arte furtadas

A GNR recuperou obras de arte furtadas, no dia 4 de Janeiro, no concelho de Vila Nova da Barquinha. Segundo o Comando Territorial de…

Acidente de trabalho provoca um ferido grave em Alcanede

Um homem de 47 anos de idade ficou ferido com gravidade num acidente de trabalho na manhã de quarta-feira, 5 de Janeiro, numa pedreira,…