O processo de classificação da Igreja de São João Evangelista de Alfange, no concelho de Santarém, já foi aberto, segundo um anúncio publicado em Diário da República.

A classificação da igreja (adro e escadaria) situada no lugar de Alfange e propriedade da Diocese de Santarém foi feita em anúncio assinado pelo director-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, à data de 25 de Setembro.

O templo, de fundação anterior à conquista de Santarém por D. Afonso Henriques, integra elementos de vários estilos artísticos (pré-românico, maneirista, barroco) e assenta numa escadaria monumental de lanços duplos que convergem em patamares.

A igreja foi objecto de recuperação nos primeiros anos deste século, depois de ter permanecido em ruínas durante décadas.

Os elementos do processo anunciado (fundamentação, despacho e planta do imóvel em vias de classificação e da respectiva zona geral de protecção) estão disponíveis nas páginas electrónicas da Direcção-Geral do Património Cultural e da Câmara Municipal de Santarém.

Leia também...

Surfar a espuma dos dias … Por Ricardo Segurado

Tal como tudo fazia prever e os diversos indicadores indiciavam, julho tem sido um mês quente. E as altas temperaturas, reduzida humidade e o…

GNR levanta 30 autos de contraordenação por falta de cobertura em poços

O Núcleo de Protecção Ambiental da Guarda Nacional Republicana de Tomar levantou 30 autos de contraordenação durante os meses de Novembro e Dezembro numa…

Trail Abrantes realiza-se este sábado com 700 atletas inscritos

A 6ª edição do Trail de Abrantes realiza-se este sábado, 14 de outubro, e conta com a presença de 700 atletas de oito países…

Despiste provoca dois feridos em Santarém

Dois idosos ficaram feridos esta manhã, após o despiste da viatura em que seguiam. O acidente ocorreu cerca das 11h00 na EN114, na descida…