O processo de classificação da Igreja de São João Evangelista de Alfange, no concelho de Santarém, já foi aberto, segundo um anúncio publicado em Diário da República.

A classificação da igreja (adro e escadaria) situada no lugar de Alfange e propriedade da Diocese de Santarém foi feita em anúncio assinado pelo director-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, à data de 25 de Setembro.

O templo, de fundação anterior à conquista de Santarém por D. Afonso Henriques, integra elementos de vários estilos artísticos (pré-românico, maneirista, barroco) e assenta numa escadaria monumental de lanços duplos que convergem em patamares.

A igreja foi objecto de recuperação nos primeiros anos deste século, depois de ter permanecido em ruínas durante décadas.

Os elementos do processo anunciado (fundamentação, despacho e planta do imóvel em vias de classificação e da respectiva zona geral de protecção) estão disponíveis nas páginas electrónicas da Direcção-Geral do Património Cultural e da Câmara Municipal de Santarém.

Leia também...

Pesar pelo falecimento de Rogério Coito

Faleceu hoje, dia 5 de Março, aos 84 anos de idade, Rogério Mendes Coito, que entre 1996 e 2009 foi deputado da Assembleia Municipal…

Sabores, tradição e animação em Santarém de 4 a 7 de Abril

A primeira Gala do Guia Repsol em Portugal chega a Santarém. O evento arranca na sexta-feira, dia 4 de Abril, no Largo de Marvila,…

Serviço de Nefrologia do CHMT “foi à escola” comemorar o Dia Mundial do Rim

O Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi à escola comemorar o Dia Mundial do Rim e sensibilizar os jovens…

202 grupos de 40 países na peregrinação internacional de Fátima

A peregrinação internacional de Maio ao Santuário de Fátima termina esta segunda-feira, numa celebração presidida pelo cardeal filipino e presidente da Cáritas Internacional, Luis…