O processo de classificação da Igreja de São João Evangelista de Alfange, no concelho de Santarém, já foi aberto, segundo um anúncio publicado em Diário da República.

A classificação da igreja (adro e escadaria) situada no lugar de Alfange e propriedade da Diocese de Santarém foi feita em anúncio assinado pelo director-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, à data de 25 de Setembro.

O templo, de fundação anterior à conquista de Santarém por D. Afonso Henriques, integra elementos de vários estilos artísticos (pré-românico, maneirista, barroco) e assenta numa escadaria monumental de lanços duplos que convergem em patamares.

A igreja foi objecto de recuperação nos primeiros anos deste século, depois de ter permanecido em ruínas durante décadas.

Os elementos do processo anunciado (fundamentação, despacho e planta do imóvel em vias de classificação e da respectiva zona geral de protecção) estão disponíveis nas páginas electrónicas da Direcção-Geral do Património Cultural e da Câmara Municipal de Santarém.

Leia também...

Tomás Rodrigues e Duarte Sobral sagram-se Campeões Nacionais de Teqball Jovem

Tomás Rodrigues e Duarte Sobral, dupla da equipa CPCD Sentieiras/Teqball Abrantes, sagraram-se Campeões Nacionais de Teqball Jovem, na categoria Doubles, no passado dia 4…

“Bora lá meninas, vamos jogar à bola” é um incentivo para o desenvolvimento do futebol e futsal femininos

O projecto “Bora lá meninas, vamos jogar à bola” conta com a participação de jovens do 1º ciclo do Ensino Básico. A iniciativa “Bora…

Tomar já tem novos ecopontos subterrâneos para melhorar a recolha e a paisagem

O Município e os Serviços Municipalizados de Tomar (SMAS) estão a colaborar com a Resitejo na implantação na cidade de oito conjuntos de ecopontos…

Verão In Santarém traz ‘InSomnio’, teatro de rua esta noite no Jardim das Portas do Sol

O Teatro Mar – Grupo de Teatro de Rua de Sines apresenta hoje à noite, no jardim das Portas do Sol, em Santarém, o…