O Grupo Folclórico de Abitureiras organizou mais uma edição do seu festival anual de folclore. Esta que foi a vigésima sexta edição, foi também a sétima com o formato de Mostra Ibérica, tendo tido a participação de grupos portugueses e espanhóis.

Na noite do passado sábado, dia 21 de Julho, o espaço junto ao Centro de Convívio, Cultura e Desporto de Abitureiras, foi palco de actuações do Grupo da casa, ao qual se juntaram, de Portugal, a representar a Beira Alta Serrana, o Rancho Folclórico Sampaense, de Oliveira do Hospital e a representar a Beira Litoral, o Grupo Folclórico de Coimbra. De Espanha, a representar a região das Ilhas Baleares, a Sa Colla de L’Horta de Jesus, de Ibiza e, da região de Múrcia, o Grupo Folklórico “Aires de Múrcia”.

Alipio Canaverde, do Grupo Folclórico de Abitureiras, falou ao Correio do Ribatejo sobre esta noite e sobre o seu grupo que já conta com 26 anos de existência, tendo sido criado por vontade de populares de Abitureiras, que partilhavam o sonho de criar um grupo de folclore naquela freguesia. Ao longo destes anos várias foram as iniciativas promovidas pelo grupo, nomeadamente, a edição da versão impressa do Cancioneiro de Abitureiras, que Alipio Canaverde destaca, entre outras.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 27 de Julho)

Leia também...

Operação da PSP detecta graves infracções e encerra café em Tomar

A Polícia de Segurança Pública de Tomar procedeu à suspensão total de…
Foto de arquivo

Município de Tomar implementa medidas de apoio a famílias e empresas do concelho

A Câmara Municipal de Tomar aprovou diversas medidas de apoios a famílias…
Foto ilustrativa

Quatro dos oito arguidos da operação “Caixa de Pandora” em prisão preventiva

Quatro dos oito arguidos da operação “Caixa de Pandora”, acusados de falsificar…

Ruínas do Castelo de Alcanede passam para a gestão da Câmara de Santarém

As ruínas do Castelo de Alcanede vão passar para a gestão do…