O Grupo Folclórico de Abitureiras organizou mais uma edição do seu festival anual de folclore. Esta que foi a vigésima sexta edição, foi também a sétima com o formato de Mostra Ibérica, tendo tido a participação de grupos portugueses e espanhóis.

Na noite do passado sábado, dia 21 de Julho, o espaço junto ao Centro de Convívio, Cultura e Desporto de Abitureiras, foi palco de actuações do Grupo da casa, ao qual se juntaram, de Portugal, a representar a Beira Alta Serrana, o Rancho Folclórico Sampaense, de Oliveira do Hospital e a representar a Beira Litoral, o Grupo Folclórico de Coimbra. De Espanha, a representar a região das Ilhas Baleares, a Sa Colla de L’Horta de Jesus, de Ibiza e, da região de Múrcia, o Grupo Folklórico “Aires de Múrcia”.

Alipio Canaverde, do Grupo Folclórico de Abitureiras, falou ao Correio do Ribatejo sobre esta noite e sobre o seu grupo que já conta com 26 anos de existência, tendo sido criado por vontade de populares de Abitureiras, que partilhavam o sonho de criar um grupo de folclore naquela freguesia. Ao longo destes anos várias foram as iniciativas promovidas pelo grupo, nomeadamente, a edição da versão impressa do Cancioneiro de Abitureiras, que Alipio Canaverde destaca, entre outras.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 27 de Julho)

Leia também...

Recolha de donativos nas farmácias beneficia os ribatejanos mais afectados pela pandemia

Este Natal, pelo quarto ano consecutivo irá decorrer nas Farmácias do distrito…

Santarém recebe “Tributo a Chico Buarque”

A cidade de Santarém prepara-se para acolher o projecto da IMMUB –…

VÍDEO | União de Santarém teve de puxar dos galões para ultrapassar um União de Almeirim renovado

A União Desportiva de Santarém (UDS), que jogou com a sua segunda…

Cosmic Mass no festival Bons Sons

Os Cosmic Mass, de Aveiro, são a segunda banda confirmada do cartaz…