O Grupo Folclórico de Abitureiras organizou mais uma edição do seu festival anual de folclore. Esta que foi a vigésima sexta edição, foi também a sétima com o formato de Mostra Ibérica, tendo tido a participação de grupos portugueses e espanhóis.

Na noite do passado sábado, dia 21 de Julho, o espaço junto ao Centro de Convívio, Cultura e Desporto de Abitureiras, foi palco de actuações do Grupo da casa, ao qual se juntaram, de Portugal, a representar a Beira Alta Serrana, o Rancho Folclórico Sampaense, de Oliveira do Hospital e a representar a Beira Litoral, o Grupo Folclórico de Coimbra. De Espanha, a representar a região das Ilhas Baleares, a Sa Colla de L’Horta de Jesus, de Ibiza e, da região de Múrcia, o Grupo Folklórico “Aires de Múrcia”.

Alipio Canaverde, do Grupo Folclórico de Abitureiras, falou ao Correio do Ribatejo sobre esta noite e sobre o seu grupo que já conta com 26 anos de existência, tendo sido criado por vontade de populares de Abitureiras, que partilhavam o sonho de criar um grupo de folclore naquela freguesia. Ao longo destes anos várias foram as iniciativas promovidas pelo grupo, nomeadamente, a edição da versão impressa do Cancioneiro de Abitureiras, que Alipio Canaverde destaca, entre outras.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 27 de Julho)

Leia também...

Fundos comunitários serão alavanca para a regeneração do centro histórico de Santarém

Reabilitação urbana, apoio a comunidades desfavorecidas e mobilidade. São estes os eixos que a Câmara de Santarém está a trabalhar no sentido de “dar…

Peregrinação de 13 de Outubro em Fátima terá peregrinos

A peregrinação de 13 de Outubro terá peregrinos no recinto de Fátima, adiantou hoje a diretora-geral da Saúde, remetendo para o santuário e para…

Parabéns Professor Joaquim Veríssimo Serrão!

O Jornal Correio do Ribatejo lançou na sexta-feira, 3 de Julho, uma Edição Comemorativa de Homenagem e Reconhecimento ao seu antigo colaborador, Joaquim Veríssimo…

Música, teatro, dança e humor na programação de Torres Novas até ao final do ano

A programação do Teatro Virgínia, em Torres Novas, apresenta, de setembro a dezembro, espetáculos como “O Quebra-Nozes” e artistas como Afonso Padilha, Ricardo Ribeiro,…