A região do Médio Tejo vai acolher, nos dias 5 e 6 de Novembro, o Congresso do Desporto 2022. A primeira edição desta iniciativa de âmbito nacional vai reunir dezenas de especialistas dos mais diversos ramos do desporto em Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, numa organização dos quatro municípios com um conjunto de parceiros. O evento é certificado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a atribuição de créditos aos técnicos de desporto participantes.

Temas como a Justiça, a Ética, a Saúde e o Bem-estar, a Sociedade ou o Movimento Associativo serão mote para uma itinerância de conhecimentos entre quatro autarquias do Médio Tejo, em que especialistas de diferentes disciplinas cruzarão exemplos e experiências e proporcionarão momentos de debate e de produção de conhecimento.

Nomes como José Couceiro, treinador de futebol, ou Jorge Tormenta, comentador da RTP e antigo seleccionador nacional de andebol feminino estão confirmados entre os oradores e moderadores dos painéis. Serão mais de 40 as personalidades ligadas ao meio desportivo, que durante dois dias tornarão a região o epicentro do desporto em Portugal.

Este evento potencia o território do Médio Tejo e tal como as actividades desportivas promove o sentido de união, de equipa e do colectivo. Os trabalhos irão decorrer, em simultâneo, no Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes (Abrantes), Centro Cultural do Entroncamento, Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (Torres Novas) e Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha no dia 5, ficando a apresentação das conclusões agendada para o dia 6, em Abrantes.

O Congresso do Desporto 2022 proporcionará uma geografia de trocas de saberes para valorização de competências na área desportiva. Entre as várias entidades parceiras encontram-se o Comité Olímpico de Portugal, a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, a Autoridade Anti Dopagem, a Confederação do Desporto, a Associação Portuguesa de Direito Desportivo, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Portugal Football School, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Politécnico de Santarém, a Singlecode, a PrestigePress e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.