A partir desta hoje, dia 17 de julho, e até domingo, vai decorrer no Estádio Municipal de Abrantes o Open Europeu de Agility, que contará com 803 duplas (pessoa-cão) oriundos de 40 países.
A cerimónia de abertura realiza-se hoje, no Estádio Municipal, a partir das 18h, com o desfile das nações participantes no Open Europeu.
Horários:
Dia 17 – Treinos oficiais: das 06h às 12h30;
Dia 18 – Provas das 05h45 às 11h30 e das 16h40 às 21h30;
Dia 19 – Provas das 05h45 às 11h e das 16h40 às 00h50;
Dia 20 – Provas finais das 07h30 às 14h.
Domingo, dia 20 de julho, a cerimónia de entrega de prémios decorrerá pelas 15h00.
No relvado do Estádio Municipal estão montados cinco ringues onde irão decorrer as provas, o que permite ao público assistir a partir das bancadas do Estádio.
As competições são uma organização do Clube Cinófilo do Alentejo, sob a égide do Clube Português de Canicultura e da Federacion Cynologique Internationale.
O Agility é um desporto canino, semelhante ao hipismo, mas como uma diversidade considerável de obstáculos adaptados aos cães em que a conjugação de agilidade e velocidade determina a qualidade das duplas guia-cão. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.