O auditório da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, em Abrantes, recebeu no dia 14 de maio a Competição de Robótica IPT 2025, organizada pelo Instituto Politécnico de Tomar, em parceria com o Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes, a Câmara Municipal e o Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia.
A competição contou com a participação de sete escolas do ensino secundário de Abrantes, Ourém, Pombal, Ponte de Sor, Tomar, Torres Novas e Sertã, num total de cerca de 100 participantes, além dos cerca de 200 alunos do 1º ciclo que estiveram presentes no âmbito das atividades de programação e robótica do Tagusvalley (T-CODE).
Pela primeira vez, participou um número muito alargado de equipas de Abrantes das escolas Dr. Solano de Abreu, D. Miguel de Almeida e Secundária Octávio Duarte Ferreira.
O evento tem como objetivo incentivar e motivar o interesse de toda a comunidade educativa para as áreas científicas e tecnológicas e proporcionar um dia de competição salutar e de troca de experiências entre os alunos e professores de toda a região, num ambiente estimulante de cultura científica.
A competição consistiu em duas provas: “Seguimento de linha” e “Robô Dragster”.
Vencedores da Prova de Seguimento de Linha:
1º Lugar – Os Chamuscados (Torres Novas)
2º Lugar – Killer Queen (Torres Novas)
3º Lugar – Os Ferrugentos (Torres Novas)
Vencedores da Prova Dragster:
1º Lugar – BrawlStars (D. Miguel de Almeida – Abrantes)
2º Lugar – Grupo 1 (Solano de Abreu – Abrantes)
3º Lugar – Bot Pombal (Pombal)