Os concelhos de Abrantes, no distrito de Santarém, e Gavião, em Portalegre, apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Leiria, Coimbra e Viseu em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até final da manhã, em especial no litoral oeste, persistindo essa nebulosidade ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Durante a tarde, está previsto um aumento temporário da nebulosidade nas regiões Norte e Centro, sendo em especial por nuvens altas.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado de norte/noroeste no litoral oeste a partir da tarde, sendo por vezes forte, com rajadas até 60 quilómetros por hora, na faixa costeira a sul do Cabo Mondego.

Nas terras altas o vento será fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se moderado a forte durante a tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial das regiões do litoral Norte e Centro.

O IPMA prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima no litoral Centro e subida da máxima na região Sul, em especial no litoral.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius em Viseu e os 19 em Aveiro e as máximas entre os 23 no Porto e em Aveiro e os 36 em Castelo Branco.

Leia também...

Santuário de Fátima cria centro de escuta para pessoas que passem momentos difíceis

O Santuário de Fátima vai disponibilizar, a partir de sábado, um centro…

Seis restaurantes de Almeirim certificados para o Guia de Restaurantes do Ribatejo

Seis restaurantes da cidade de Almeirim receberam esta tarde o diploma de…

Abrantes, Ferreira do Zêzere e Santarém apoiados por fundo de reabilitação urbana

O IFRRU2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas regista…

Seminário sobre gestão sustentável de recursos do Tejo a 13 de Outubro em Santarém

A Confraria Ibérica do Tejo (CIT), a Escola Superior de Gestão e Tecnologia…