Foto: Município de Abrantes

A Câmara de Abrantes vai criar uma “Rede de Percursos, Pontes e Ciclovias” para “reforçar a mobilidade sustentável, a qualidade de vida urbana e a ligação da população ao rio Tejo”, tendo aprovado concurso público para elaboração do projeto.

Segundo o presidente daquele município do distrito de Santarém, a autarquia, com este projeto, pretende “criar uma rede de corredores verdes pedonais e cicláveis” na cidade, que permita “mitigar alguns impactos ambientais (…) e mobilizar a população para práticas de desporto, lazer e mobilidade mais sustentáveis”.

Composto por dois itinerários, cinco percursos e uma ponte pedonal e ciclável sobre o Tejo, o projeto visa “reforçar a mobilidade sustentável, a qualidade de vida urbana e a ligação da população ao rio (…), numa base diária, e que promova a acessibilidade a equipamentos relevantes existentes no tecido urbano, nomeadamente desportivos, culturais, lazer e educativos”, entre outros.

De acordo com Manuel Jorge Valamatos (PS), o concurso para o projeto, em deliberação aprovada por unanimidade com declaração de voto do vereador do PSD, insere-se numa estratégia de “promoção da sustentabilidade urbana”, criando corredores verdes pedonais e cicláveis que irão interligar os principais espaços verdes, culturais e de lazer da cidade.

A aposta, indicou, passa por “incentivar o uso quotidiano da bicicleta e a circulação pedonal, reduzindo a dependência do automóvel e os impactos ambientais associados”, integrando dois itinerários, cinco percursos e uma ponte pedonal e ciclável sobre o Tejo, entre Barreiras do Tejo e Rossio ao Sul do Tejo.

“Nos últimos anos tem-se assistido a uma nova cultura de mobilidade, introduzindo-se cada vez mais os padrões de mobilidade sustentável e fomentando-se os modos suaves de deslocação nas viagens de curta e média distância, como é o caso das deslocações para o trabalho ou escola ou nas deslocações de lazer”, referiu Valamatos.

Com a criação de uma rede de “percursos pedonais e cicláveis em modos suaves”, a autarquia abrantina “visa estabelecer a ligação entre polos estruturantes da cidade, com o objetivo de incentivar a circulação pedonal e a utilização da bicicleta no quotidiano”, explicou.

“Os itinerários integram no total cinco percursos, numa extensão de 9.410 metros, que se interligam entre si”, indicou o autarca.

O vereador do PSD, que votou a favor, reconheceu a importância da aposta na mobilidade sustentável, mas criticou a ausência de soluções para “problemas antigos” da cidade.

Em declaração de voto, Vítor Moura referiu “questões básicas e elementares” que “permanecem por resolver”, dando como exemplo a Avenida António Farinha Pereira, uma das portas de entrada na cidade e na qual “veículos de toda a dimensão (…) convivem de forma altamente insegura com ciclistas e peões”, em situação que considerou “preocupante” e “prioritária” face ao novo projeto.

Em resposta às observações do eleito do PSD, o presidente da autarquia afirmou que a intervenção naquela Avenida está “incluída na estratégia urbana” do município e que a aprovação do concurso internacional para a rede de percursos pedonais e cicláveis “não pode estar desligada de toda a intervenção urbana”, indicando que o projeto da Avenida “já foi revisto”.

O concurso internacional prevê a seleção de dois trabalhos de conceção, um por itinerário, ao nível do Programa Base, com o apoio da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo (OA-SRLVT).

Os prémios para os concorrentes totalizam 46 mil euros, distribuídos entre os três primeiros classificados de cada itinerário. Após a conclusão do concurso, o município pretende avançar para a aquisição por ajuste direto dos dois projetos selecionados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

A obra de Oscar Wilde ganha palco no Torreshopping

“O Retrato de Dorian Gray”, uma das obras mais conhecidas da literatura…
Foto de Ilustrativa

Fundo Ambiental aprova 13 Condomínios de Aldeia em Abrantes

O Fundo Ambiental aprovou as candidaturas a 13 Condomínios de Aldeia no…
Foto ilustrativa

Mais de mil artigos contrafeitos apreendidos em feira nas Caldas da Rainha

A GNR apreendeu mais de mil artigos contrafeitos, que totalizam mais de…
Foto ilustrativa

Misericórdia de Pernes quer 436 presenças na caminhada que assinala os seus 436 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Pernes, assinala 436 anos com a…