Canções de Abril, poemas, serenatas, teatro e coros, preenchem a programação do arranque do projecto “Abril’Arte”, nas freguesias do concelho de Santarém. Os eventos, que têm início a 2 de Março e culminam a 11 de Maio, fazem parte do cartaz das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Santarém organizadas pelo Município de Scalabitano juntamente com as Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém-Associação Cultural em parceria com o Exército Português e a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril.
Os espetáculos com João Nogueira e os Amigos de Abril e com o grupo La Fontinha dão início ao projecto, no dia 2 de março. João Nogueira e os Amigos de Abril estarão às 21h30, no Centro Cultural Desportivo e Recreativo de Advagar e o La Fontinha, à mesma hora, na Sociedade de Recreio e Educativa da Romeira. O La Fontinha volta a subir ao palco, mas em Amiais de Baixo, no dia 23 de março, às 21h30, na Casa do Povo.
“As Mulheres de Santareno” em Alcanede e Pernes
A peça “As Mulheres de Santareno”, com encenação de Fernanda Narciso, apresenta-se em Alcanede, no domingo, 3 de Março, às 16 horas, no Centro Social e Recreativo de Valverde.
A peça, com um elenco feminino e que dá corpo e voz a várias personagens femininas da construção literária de Bernardo Santareno, volta à cena no dia 9 de Março, às 21h30, em Pernes (Sociedade Musical União Pernense – Música Nova).
Trata-se de um conjunto de textos das personagens femininas mais famosas, das principais peças do dramaturgo Bernardo Santareno, acompanhadas com algumas descrições das cartas escritas por outras, destinadas aos seus homens que se encontravam na pesca do bacalhau. Todo o texto é representado por mulheres. A presença dos homens será apenas representada por objectos como botas, casacos, chapéus ou alfaias agrícolas.
Ao longo de “As Mulheres de Santareno”, o público viajará por excertos de peças do dramaturgo, como “A Promessa”, “O Bailarino”, “O Judeu”, “A Excomungada”, “Nos Mares do Fim do Mundo”, “O Crime da Aldeia Velha”, “O Duelo” e “António, o Marinheiro”.
“Encantar Abril” e Serenatas
Tremês recebe o espetáculo “Encantar Abril” com o grupo musical Assembleia Ordinária, no dia 7 de março, às 14h30, na Escola Técnica e Profissional do Ribatejo e no dia 9, o espetáculo da responsabilidade da AJA – Associação José Afonso viaja até ao Vale de Santarém com João Nogueira e os Amigos de Abril. A sede da Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém vai servir de palco a este espetáculo marcado para as 21h30.
E também no dia 9 de março, às 21 horas, os Assembleia Ordinária atuam na Moçarria, no Centro Cultural Recreativo e Desportivo Moçarriense.
Em simultâneo, mas na Igreja Paroquial de Vale Figueira, a Serenata Mariana, pelo Grupo de Guitarras e Canto de Coimbra, do Centro Cultural Regional de Santarém promete encantar a plateia a partir das 21 horas.
“Encantar Abril” com o grupo Assembleia Ordinária chega à Associação Cultural e Recreativa de Amiais de Cima/ Abrã, no dia 27 de abril, às 21h30.
A Serenata Mariana regressa no dia 28 de abril, às 16 horas, na Igreja Paroquial da Póvoa da Isenta e no dia 5 de maio, também às 16 horas, na Igreja Paroquial da Gançaria.
“Cantar Abril” em Abitureiras e no Arneiro das Milhariças
O projeto “Abril’Arte” leva a cultura com “Cantar Abril” a duas freguesias, nomeadamente às Abitureiras e ao Arneiro das Milhariças.
“Cantar Abril” a cargo do Coro do Círculo Cultural Scalabitano vai estar no dia 23 de março, às 21h30, no Salão de Festas das Abitureiras e no dia 24 de março, às 17 horas, no Centro Cultural e Recreativo Arneirense.
“Cem Anos de Poemas e Canções” em Almoster e Casével
A iniciativa “Cem Anos de Poemas e Canções” pelo Veto Teatro Oficina acompanhado pela Banda Carpintaria Royal revisita poemas e canções da Revolução dos Cravos, na noite de sábado, dia 27 de abril, às 21h30, na Associação Recreativa e Cultural da Freguesia de Almoster.
“Cem Anos de Poemas e Canções” regressa ao palco no dia 1 de maio, às 18 horas, no Salão de Festas Comenda, na freguesia de Casével.
“PIM!! Manifesto Anti-Dantas”, na Ribeira de Santarém
Da programação destaque ainda para a recriação teatral “PIM!! Manifesto Anti-Dantas” a partir do emblemático texto de Almada Negreiros, no dia 9 de março, às 21h30, no Teatro Clube Ribeirense (Ribeira de Santarém), numa produção do Se.Te (Secção de Teatro da Sociedade Recreativa Operária).
A peça integrada nas celebrações do 75º aniversário de Mário Viegas e encenada pelo ator Pedro Oliveira é composta por várias personagens que são confrontadas com situações hilariantes e inesperadas, dentro de um texto cheio de teatralidade, ironia e crítica mordaz.
No palco vão estar Ana Paula Gonçalves, Graça Esteves, Graciete Alves, Isabel Messias, José Mário Quinto, Maria Simas, Margarida Loureiro, Mena Caetano, Rosário Narciso e Pedro Oliveira.
Ainda em Santarém, João Nogueira e os Amigos de Abril (AJA – Associação José Afonso) dão um concerto, no dia 23 de março, às 18h30, na Sociedade Recreativa Operária
E sábado, 11 de maio, o Centro Cultural Regional de Santarém vai servir de palco, às 18 horas, à apresentação do Livro `Santa-Bárbara, Capista do Zeca´ com o músico e cantor Vítor Sarmento. Mais uma iniciativa da responsabilidade da AJA – Associação José Afonso.