Foto ilustrativa

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém ativou, na segunda-feira, o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, na sequência da chuva dos últimos dias que fez aumentar os caudais do rio e afluentes.

Numa nota publicada hoje na rede social Facebook, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indica que o Plano prevê um conjunto de ações e de equipas de prevenção, de modo a auxiliar as populações em caso de ocorrência de cheias no leito do rio Tejo.

De acordo com a proteção civil, a chuva registada na Região de Lisboa e Vale do Tejo e as descargas das barragens e afluentes da bacia hidrográfica do Tejo aumentaram os caudais do rio e seus afluentes.

“A informação hidrológica fornecida pela APA [Associação Portuguesa do Ambiente] indica o aumento das afluências na sub-bacia do Sorraia, com possibilidade de inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis”, é referido na nota.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê “a continuação de instabilidade nos próximos dias, sendo expectável a manutenção dos caudais com valores acima dos 2000m3/s, constituindo-se como fator de risco significativo no galgamento das margens do rio Tejo e seus afluentes”, segundo a ANEPC.

Na nota, a proteção civil recomenda à população a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, a adoção de condução defensiva, o não atravessar zonas inundadas e a retirada de animais e equipamentos agrícolas dos terrenos confinantes com rios e cursos de água.

O IPMA prevê chuva ou aguaceiros por vezes fortes até ao final da semana.

Leia também...

Entidade Regional de Turismo lança calendário de eventos para o Alentejo e Ribatejo

Os calendários de eventos ‘Viva a festa’ (Ribatejo) e ‘Caiado de fresco’ (Alentejo) foram apresentados ontem na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) pelo…

Acidente provoca dois feridos em Santarém

Um acidente entre dois ligeiros provocou o corte da circulação na Rua Pedro Santarém ontem, quinta-feira, dia 12 de Dezembro. Do acidente resultaram dois…

Farmacêuticos voltam às greves em 24 de Julho perante “silêncio” do Governo

Os farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) voltam à greve em 24 de Julho, a primeira de uma nova ronda de protestos que…

Torres Novas espera mais de 80.000 visitantes nas “Memórias da História

Torres Novas espera mais de 80.000 visitantes nos cinco dias da edição deste ano das “Memórias da História”, que vai decorrer de quarta-feira a…