É preciso continuar a apoiar os clubes nesta época desportiva 2021-2022 com ajudas extraordinárias para fazerem face aos constrangimentos causados pelo Covid-19. Foi o que garantiu o presidente da direcção da AFS, Francisco Jerónimo, em mais uma edição do Encontro – Futebol Distrital em Debate que decorreu no sábado, 18 de setembro.

Uma reunião que marcou o arrancou da época 2021-2022 e que contou com a presença de Rui Manhoso, da direcção da Federação Portuguesa de Futebol e Jorge Maia, presidente do Conselho de Arbitragem da AFS.

Segundo Francisco Jerónimo, é por isso que a Associação de Futebol de Santarém já elencou um conjunto de medidas de apoio na redução de custos para os clubes no pagamento das cotas de filiação, inscrição, transferência e emissão de cartões de jogadores, inscrição nas provas, taxas de jogo, material desportivo e prémios de seguro dos atletas de formação, orçados em cerca de 65 mil euros.

Durante o encontro, o presidente da direcção da AFS aproveitou ainda para enaltecer o trabalho desenvolvido por Rui Manhoso na FPF e adiantar que 63% dos clubes filiados na Associação, submeteram a sua candidatura ao programa Reativar Desporto, colocando Santarém em segundo lugar no ranking nacional. “Mais uma vez felicito os clubes que continuam a mostrar muita resistência, força e vontade em vencer esta batalha que nos tem afectado a todos”, afirmou.

Em relação a este programa do IPDJ, também Rui Manhoso destacou a sua importância, relembrando que os clubes devem aproveitar futuramente todas as oportunidades no futebol, quer da FPF, quer das Associações ou do Estado. “Não podem dizer que isto não é para mim. Não, este dinheiro é para os clubes e, para isso, têm de recorrer”, refere.

Rui Manhoso adiantou ainda que os números de atletas jovens inscritos nesta época já superou os das épocas anteriores e que a FPF está a apoiar as Associações para ajudar os clubes.

“Estamos neste momento a dar condições às Associações para sobreviverem a catástrofes como esta que vivemos, para que os campeonatos jovens tenham interesse, o futsal desenvolva-se mais, o futebol feminino tenha uma grande expressão a nível nacional”, concluiu.

Leia também...

“Caixeiros” e Teqball Abrantes representam o distrito em Porto Salvo

14 atletas dos “Caixeiros” de Santarém e 8 do Teqball Abrantes representaram o distrito na 3ª etapa do CNTeq23. O Atlético Clube de Porto…

U. Santarém com campanha de sócios para encher Chã das Padeiras

O União Desportiva de Santarém vai lançar uma campanha junto dos sócios que tem o objectivo de levar mais apoiantes ao Campo Chã das…

Ciclista Maria Martins vence prémio CNID na categoria atleta

A ciclista Maria Martins venceu o prémio Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID), na categoria atleta, enquanto Norberto Mourão conquistou na categoria de Paralímpico.…

IP Thomar Rugby apresenta equipa de formação no 3º Convívio Juvenil

O clube de Rugby do Instituto Politécnico de Tomar apresentou no passado dia 23 de Fevereiro, a equipa de formação Sub-12 no 3º Convívio…