A sessão de abertura da “AgriBusiness 2025 – Encontro Internacional de Negócios do Setor Alimentar”, que se realiza no Convento de São Francisco, em Santarém, teve lugar na manhã de quarta-feira 5 de novembro. Um evento que vai prolongar-se até 7 de novembro, trazendo à capital do Ribatejo dezenas de empresas fornecedoras portuguesas e de compradores de vários países do Mundo.

João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e Paulo Rios, Membro do Conselho de Administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), deram as boas vindas a todos os participantes.

Na sua intervenção, João Teixeira Leite deixou votos para que o emblemático Convento de São Francisco “vos inspire a abraçar os desafios do futuro. Não posso deixar de fazer também um cumprimento óbvio à nossa NERSANT, parceiro estratégico do nosso território e do nosso Concelho, em particular. Continuaremos esta caminhada de trabalhar em conjunto em prol daquilo que nos mobiliza no dia-a-dia, que é trazer mais desenvolvimento e crescimento para os territórios e para o concelho de Santarém”, referiu.

O Presidente da CMS destacou o papel da AICEP, “uma entidade também estratégica do nosso território, do nosso país, que mobiliza recursos públicos essenciais para que as empresas e que os grandes investimentos privados possam implementar-se nos diversos territórios do nosso país. E, certamente, no concelho de Santarém vamos ter uma caminhada profícua e acessível com projetos também de grandes dimensões, como tive a oportunidade de dizer na passada sexta-feira, na nossa tomada de posse. Muito em breve, tornaremos público um projeto que está a ser trabalhado para ter a vossa chancela, que também garante a credibilidade e a capacidade para a execução desses mesmos projetos”, sublinhou.

João Teixeira Leite terminou lembrando toda a determinação do Executivo que lidera “na mobilização de todos os esforços para captar investimento privado. São as empresas que criam o emprego, o emprego fixa as pessoas nos territórios e os territórios e os concelhos em particular”. Por essa razão, afirma que “hoje Santarém vive um momento de dinâmica único. Não sou eu que o digo, é o Instituto Nacional de Estatística e são outros organismos que por exemplo dizem que em 2024 formos o concelho da Região que mais empresas criou e neste momento temos praticamente 600 milhões de euros de investimento privado a decorrer e é por isso um pilar estratégico”, concluiu.

De referir que, o Município de Santarém tem marcado presença nos principais palcos nacionais e internacionais, com o objetivo de promover a centralidade, as políticas públicas locais do ponto de vista fiscal, para além de estimular o investimento privado através dos programas: Via Express Investidor, Via Express Jovem e do Regulamento de Apoio ao Investimento”.

 

Leia também...

Cerveja artesanal do Ribatejo premiada com medalha de ouro em concurso internacional

A RIMA, uma cerveja artesanal do Ribatejo, foi premiada com a medalha de ouro na categoria “Other IPA”, no Concurso Internacional Ibeerian Awards 2019,…

Governo dá seis meses extra para registo no Livro de Reclamações digital

Agentes económicos têm até ao final do ano para fazer o registo, mas o Ministério da Economia diz que o mesmo deve ser feito…

Organizações ambientalistas criam Aliança Ibérica pelo Montado

Organizações ambientalistas de Portugal e Espanha reuniram-se segunda e terça-feira, 1 e 2 de Julho, em Coruche, para criar a Aliança Ibérica pelo Montado,…

Ourém vai substituir 19 mil lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio por LED

A Câmara de Ourém vai lançar um concurso público para substituir 19 mil lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio da iluminação pública por…