A sessão de abertura da “AgriBusiness 2025 – Encontro Internacional de Negócios do Setor Alimentar”, que se realiza no Convento de São Francisco, em Santarém, teve lugar na manhã de quarta-feira 5 de novembro. Um evento que vai prolongar-se até 7 de novembro, trazendo à capital do Ribatejo dezenas de empresas fornecedoras portuguesas e de compradores de vários países do Mundo.

João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e Paulo Rios, Membro do Conselho de Administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), deram as boas vindas a todos os participantes.

Na sua intervenção, João Teixeira Leite deixou votos para que o emblemático Convento de São Francisco “vos inspire a abraçar os desafios do futuro. Não posso deixar de fazer também um cumprimento óbvio à nossa NERSANT, parceiro estratégico do nosso território e do nosso Concelho, em particular. Continuaremos esta caminhada de trabalhar em conjunto em prol daquilo que nos mobiliza no dia-a-dia, que é trazer mais desenvolvimento e crescimento para os territórios e para o concelho de Santarém”, referiu.

O Presidente da CMS destacou o papel da AICEP, “uma entidade também estratégica do nosso território, do nosso país, que mobiliza recursos públicos essenciais para que as empresas e que os grandes investimentos privados possam implementar-se nos diversos territórios do nosso país. E, certamente, no concelho de Santarém vamos ter uma caminhada profícua e acessível com projetos também de grandes dimensões, como tive a oportunidade de dizer na passada sexta-feira, na nossa tomada de posse. Muito em breve, tornaremos público um projeto que está a ser trabalhado para ter a vossa chancela, que também garante a credibilidade e a capacidade para a execução desses mesmos projetos”, sublinhou.

João Teixeira Leite terminou lembrando toda a determinação do Executivo que lidera “na mobilização de todos os esforços para captar investimento privado. São as empresas que criam o emprego, o emprego fixa as pessoas nos territórios e os territórios e os concelhos em particular”. Por essa razão, afirma que “hoje Santarém vive um momento de dinâmica único. Não sou eu que o digo, é o Instituto Nacional de Estatística e são outros organismos que por exemplo dizem que em 2024 formos o concelho da Região que mais empresas criou e neste momento temos praticamente 600 milhões de euros de investimento privado a decorrer e é por isso um pilar estratégico”, concluiu.

De referir que, o Município de Santarém tem marcado presença nos principais palcos nacionais e internacionais, com o objetivo de promover a centralidade, as políticas públicas locais do ponto de vista fiscal, para além de estimular o investimento privado através dos programas: Via Express Investidor, Via Express Jovem e do Regulamento de Apoio ao Investimento”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Agribusiness 2019 recebe número recorde de compradores internacionais

Nunca o Agribusiness, evento dedicado à promoção dos produtos do Ribatejo, reuniu, em simultâneo, tantos compradores internacionais para conhecerem a oferta da região. No…

40 anos de colaboração distinguidos pela Agro Ribatejo

No passado dia 10 de Junho, a Firma Agro Ribatejo, na pessoa dos seus Sócios Gerentes José Julio Eloy e Gonçalo Eloy distinguiram a…

Torreshopping promove Natal digital e seguro

O Torreshopping, já todo decorado a rigor, quer tornar este Natal ainda mais especial, em segurança e, pela primeira vez, todo virado para a…

Projecto AgriEmpreende: Concurso de Ideias de Negócio recebeu 25 candidaturas

O primeiro Concurso de Ideias de Negócio realizado no âmbito do projecto AgriEmpreende recebeu 25 candidaturas. Os resultados finais serão divulgados no próximo mês,…