Agribusiness regressa ao Ribatejo para mostrar produção a importadores

Arrancou hoje, em Santarém, mais um encontro internacional de negócios do sector agro-alimentar. O Agribusiness 2019 decorre até quarta-feira, 25 de Setembro, e, durante os três dias de evento, mais de 20 compradores internacionais vão conhecer produtos do Ribatejo.

Esta é a 4ª edição do evento, que se realiza no Santarém Hotel, cujo objectivo consiste em levar importadores até ao Ribatejo, para que estes conheçam o melhor que se produz na região. Foi criada uma agenda de reuniões de negócios para dar a conhecer a oferta agro-alimentar ribatejana.

Carlos Lopes de Sousa, presidente do AgroCluster (Cluster Agroindustrial do Ribatejo), esclareceu ao Correio do Ribatejo que se tratam de importadores aos quais “os produtos da região chegariam com muito mais dificuldades ou custos sem o Agribusiness”.

O responsável da entidade organizadora do evento realça ainda que o objectivo este ano passa por “conjugar os interesses de compradores de produtos da região, dando-lhes um espaço para que se encontrem, criem parcerias e realizem negócios além-fronteiras”.

O mercado europeu é o foco prioritário desta edição. Dentro do lote de países presentes encontram-se a Finlândia, Polónia, República Checa, Sérvia e Suécia. Também Eslovénia, Estónia, França, Alemanha, Luxemburgo e Dinamarca.

Os seus interesses passam por produtos tão variados como vegetais e frutas, azeites e vinagres, compotas e doces e ainda molhos, conservas, arroz e charcutaria.

Pelas três edições já realizadas (em 2014, 2016 e 2017), passaram 186 empresas e 63 compradores internacionais, tendo-se realizado mais de 1.750 reuniões, com presenças de “destinos próximos, como Espanha, França ou Reino Unido, mais distantes, como o Brasil ou o Canadá, e mesmo mais inusitados como o Vietname, a Argélia ou a Índia”.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS