O Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira inaugurou hoje um Percurso Permanente de Orientação que visa estimular a prática desportiva informal, o gosto pela natureza e promover estilos de vida saudáveis.

Este percurso, que começou a ser projectado em início de 2021, vem agora possibilitar a prática da Modalidade de Orientação pelos alunos de todas as escolas do concelho de Santarém e, também, à população e turistas que visitem a cidade, dando a possibilidade de conhecerem a zona histórica e monumentos, trilhos pela natureza, baloiços nas encostas e ligação do planalto ao Rio Tejo, passando por Alfange e Ribeira de Santarém.

Este ‘Percurso Permanente de Orientação’ tem início nas traseiras da Escola Secundária Sá da Bandeira e está disponível em três graus de dificuldade. O utilizador terá de instalar uma aplicação móvel para ter acesso ao percurso, que está dividido em diversas balizas.

A ideia surgiu em plena pandemia, com a necessidade de encontrar alternativas de prática desportiva ao ar livre, mais seguras e que permitissem às pessoas promover o seu equilíbrio físico e mental.

A criação deste percurso foi promovida pelo Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira e financiado pelo Município de Santarém, com apoio do Clube CLAC do Entroncamento e da Federação Portuguesa de Orientação.

Na inauguração estiveram presentes representantes do Município de Santarém, da Federação Portuguesa de Orientação e da Direcção do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira.

Leia também...

Santarém aprova contas de 2020 com passivo a reduzir para 44,6 milhões de euros

A Câmara de Santarém aprovou as contas de 2020, salientando o executivo social-democrata a elevada execução orçamental e a queda de 1,8 milhões de…

Autarca de Tomar defende alteração legislativa que defina sistema nacional de proteção civil

Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, considera “imperativa” uma alteração legislativa que defina o sistema nacional de proteção civil de que o país…

Fogo de Alcanede consumiu mais de 200 hectares com estragos em habitações – bombeiros

O incêndio que deflagrou na terça-feira em Alcanede, concelho de Santarém, consumiu mais de 200 hectares de eucaliptal, afectou uma exploração pecuária e causou danos em…

Duas centenas de foliões no Baile de Carnaval “Interinstitucional”  

Cerca de duas centenas de utentes benificiários da rede solidária e dos lares privados do concelho de Santarém participaram, ao longo da tarde de…