A cerimónia de entrega dos Diplomas do “Quadro de Valor e de Excelência” do Agrupamento Sá da Bandeira, relativos ao ano lectivo de 2022-2023, teve lugar no passado dia 26 de Setembro, no pátio interior da Escola Secundária Sá da Bandeira (ESSB).
O evento contou com a presença de Adélia Esteves, directora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira (AESB), Maria José Galrinho, presidente do Conselho Geral da (AESB), Andreia Lopes, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da Escola D. João II, e Ana Corado, presidente da APEE da ESSB e de João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém.
Adélia Esteves, na sua intervenção, referiu o sentido daquele dia: “hoje, dia 26 de Setembro, em que celebramos o “Dia do Agrupamento” – homenageando o nosso Patrono, o Marquês de Sá da Bandeira, na data do seu nascimento – , celebramos o valor e a excelência, facto que significa que, para além de aplaudirmos o sucesso académico, traduzível na excelência das classificações obtidas pelos nossos alunos, enaltecemos, igualmente, os valores, a conduta ética, moral e cívica de alunos, cuja postura e intervenção na comunidade primou pela diferença positiva”, afirmou.
A directora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira convidou os presentes na cerimónia a reflectirem sobre “o papel vital e insubstituível da Escola”, enquanto espaço que não se resume apenas à transmissão do conhecimento académico, mas que se afirma, fundamentalmente, como “espaço que fomenta pilares cruciais da formação do ser humano – aprender a ser; aprender a estar e, nomeadamente, aprendermos a viver juntos e a cooperar”, disse.
Adélia Esteves concluiu a sua intervenção felicitando todos os que se enquadram no processo formativo, os alunos, pais e encarregados de educação, professores e funcionários, “todos peças imprescindíveis do mesmo puzzle”.
Presente na cerimónia, o vice-presidente da Câmara de Santarém felicitou professores e alunos pelo sucesso alcançado no ano lectivo de 2022-2023.
“Se temos jovens com tanta capacidade, onde conseguimos ao longo do ano lectivo despertar vários talentos pelo processo formativo, pela escola e pela educação, deve-se muito, obviamente, às nossas professoras e aos nossos professores”, afirmou.
Não esquecendo a importância dos pais em todo o processo formativo, João Leite lembrou o “momento importante” para o concelho com mais 407 crianças a frequentarem as mais de 100 escolas do Concelho de Santarém.
“Temos muitas comunidades de fora do nosso país a virem até nós e temos que nos adaptar de uma forma construtiva a esse processo de mudança. Estamos empenhados em continuar a investir também nas infra-estruturas das nossas escolas. É por isso que estamos a finalizar o projecto de ampliação e requalificação da Escola de São Bento. Também por isso, que o contrato inter-administrativo que estamos a ultimar, com as nossas escolas, prevê um reforço das competências de manutenção, para que os Agrupamentos possam ter autonomia para intervirem de forma mais célere” afirmou.
Relativamente ao ano lectivo de 2022/23, foram 320 os alunos no Quadro de Excelência – 72 alunos do 2º Ciclo; 107 do 3º Ciclo e 141 do Ensino Secundário. Trata-se de alunos que, no ensino básico obtiveram média de 5 valores e comportamento de Muito Bom e, no Ensino secundário obtiveram média igual ou superior a 18 valores.
O quadro de Valor Individual integra 11 alunos e, este ano, temos também uma turma que integra o quadro de Valor Colectivo (26 alunos).