A ERSAR publicou o relatório anual do controlo da qualidade da água (RASARP 2021), referente aos dados de 2020.
Os dados confirmam que se pode beber a água da torneira com segurança em Portugal continental.
O indicador “Água segura” mantém-se um valor médio de aproximadamente 99% (98,85%) de cumprimento dos limites de qualidade, ou seja, num nível de excelência, sustentado por normas legais exigentes e por um acompanhamento rigoroso e coordenado dos diferentes atores no processo.

Em Alcanena, a AQUANENA é a entidade gestora responsável por fornecer água segura, com um valor médio de 99,87%, igual ao de 2019 e acima da média nacional e da média da Região Centro.

Na página oficial (www.aquanena.pt/qualidade-da-agua), a AQUANENA publica regularmente, com periodicidade mensal e trimestral, os resultados de monitorização da qualidade da água, realizadas à saída da torneira do consumidor, e distribuídos por Zona de Abastecimento.

Recorde-se que, em 2019, foi introduzido um quadro regulamentar mais exigente e uma nova avaliação do risco devido à situação pandémica de COVID-19.

A ERSAR destaca que, “graças à cooperação durante a pandemia entre as entidades gestoras, a ERSAR, as autoridades de saúde, os laboratórios e demais intervenientes, os programas de controlo da qualidade da água (PCQA) aprovados pela ERSAR foram implementados sem alterações significativas e, acima de tudo, sem qualquer prejuízo para o controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano e, por inerência, para a proteção da saúde humana”.

Além disso, uma das medidas de controlo da pandemia de COVID-19 (higienização das mãos e das superfícies) só é verdadeiramente eficaz com uma água segura.

Leia também...

União de Freguesias de S. Vicente e Vale de Figueira promove almoço-convívio

A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale de Figueira promoveu, no passado sábado (dia 9) um almoço-convívio de Natal para…

750 escuteiros reunidos em Rossio ao Sul do Tejo

Cerca de 750 escuteiros com idades entre os 06 e os 14 anos participaram no passado fim-de-semana na XV edição da actividade ‘Escapadinha dos…

Urgência de obstetrícia do CHMT regressou à normalidade

A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia (UGO) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), localizada na Unidade de Abrantes, regressou à normalidade às 09:00…

Investimento de 5 ME para remodelar Centro de Deficientes Profundos de Fátima

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai remodelar o Centro de Apoio a Deficientes Profundos, em Fátima, um investimento de cinco milhões de euros…