A ERSAR publicou o relatório anual do controlo da qualidade da água (RASARP 2021), referente aos dados de 2020.
Os dados confirmam que se pode beber a água da torneira com segurança em Portugal continental.
O indicador “Água segura” mantém-se um valor médio de aproximadamente 99% (98,85%) de cumprimento dos limites de qualidade, ou seja, num nível de excelência, sustentado por normas legais exigentes e por um acompanhamento rigoroso e coordenado dos diferentes atores no processo.

Em Alcanena, a AQUANENA é a entidade gestora responsável por fornecer água segura, com um valor médio de 99,87%, igual ao de 2019 e acima da média nacional e da média da Região Centro.

Na página oficial (www.aquanena.pt/qualidade-da-agua), a AQUANENA publica regularmente, com periodicidade mensal e trimestral, os resultados de monitorização da qualidade da água, realizadas à saída da torneira do consumidor, e distribuídos por Zona de Abastecimento.

Recorde-se que, em 2019, foi introduzido um quadro regulamentar mais exigente e uma nova avaliação do risco devido à situação pandémica de COVID-19.

A ERSAR destaca que, “graças à cooperação durante a pandemia entre as entidades gestoras, a ERSAR, as autoridades de saúde, os laboratórios e demais intervenientes, os programas de controlo da qualidade da água (PCQA) aprovados pela ERSAR foram implementados sem alterações significativas e, acima de tudo, sem qualquer prejuízo para o controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano e, por inerência, para a proteção da saúde humana”.

Além disso, uma das medidas de controlo da pandemia de COVID-19 (higienização das mãos e das superfícies) só é verdadeiramente eficaz com uma água segura.

Leia também...

Festival das Sopas Ribatejanas de Vale de Cavalos foi um sucesso

A 2ª Edição do Festival das Sopas Ribatejanas de Vale de Cavalos recebeu mais de 4 800 visitantes, que vieram de várias regiões do…

MAI lamenta morte de militar da GNR em acidente de viação

O Ministério da Administração Interna (MAI) lamentou hoje a morte do militar da GNR no acidente de viação que também feriu outro militar com…

Quatro detidos por suspeita do furto de 1,3 toneladas de cortiça em Coruche

Quatro homens foram detidos no passado sábado no concelho de Coruche, por suspeita de serem os autores do furto de 1.300 quilogramas de cortiça,…

Museu Diocesano acolhe seminário e exposição “Os Três Mundos de Santarém”

O Museu Diocesano de Santarém está a acolher, durante o dia de hoje, o seminário “Os Três Mundos de Santarém”, Dia Nacional dos Bens…