A ERSAR publicou o relatório anual do controlo da qualidade da água (RASARP 2021), referente aos dados de 2020.
Os dados confirmam que se pode beber a água da torneira com segurança em Portugal continental.
O indicador “Água segura” mantém-se um valor médio de aproximadamente 99% (98,85%) de cumprimento dos limites de qualidade, ou seja, num nível de excelência, sustentado por normas legais exigentes e por um acompanhamento rigoroso e coordenado dos diferentes atores no processo.

Em Alcanena, a AQUANENA é a entidade gestora responsável por fornecer água segura, com um valor médio de 99,87%, igual ao de 2019 e acima da média nacional e da média da Região Centro.

Na página oficial (www.aquanena.pt/qualidade-da-agua), a AQUANENA publica regularmente, com periodicidade mensal e trimestral, os resultados de monitorização da qualidade da água, realizadas à saída da torneira do consumidor, e distribuídos por Zona de Abastecimento.

Recorde-se que, em 2019, foi introduzido um quadro regulamentar mais exigente e uma nova avaliação do risco devido à situação pandémica de COVID-19.

A ERSAR destaca que, “graças à cooperação durante a pandemia entre as entidades gestoras, a ERSAR, as autoridades de saúde, os laboratórios e demais intervenientes, os programas de controlo da qualidade da água (PCQA) aprovados pela ERSAR foram implementados sem alterações significativas e, acima de tudo, sem qualquer prejuízo para o controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano e, por inerência, para a proteção da saúde humana”.

Além disso, uma das medidas de controlo da pandemia de COVID-19 (higienização das mãos e das superfícies) só é verdadeiramente eficaz com uma água segura.

Leia também...

Suspeito de tráfico de droga detido com dezenas de doses de cocaína e haxixe

Homem de 50 anos tem antecedentes criminais por ilícitos de furto e roubo.

Corrida “Farpas” foi um sucesso

Treze anos depois da sua última edição, teve lugar no passado sábado em Alcochete a Corrida “Farpas”, numa organização da empresa Toiros & Tauromaquia,…

Feira Nacional de Agricultura “superou as expectativas” e “marcou agenda política”

Mais de 180 mil pessoas visitaram a 55.ª Feira Nacional de Agricultura /65.ª Feira do Ribatejo (FNA’18) até ontem, um evento que segundo Luís…

Nova central fotovoltaica em Abrantes vai representar investimento de 19 milhões de euros

A Hyperion Renewables vai investir cerca de 19 milhões de euros na instalação de uma central fotovoltaica em Abrantes, equipamento que terá uma capacidade…