Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O presidente do Comité Olímpico de Portugal foi hoje distinguido pela Câmara de Lisboa com a Medalha de Mérito Desportivo, com a autarquia a destacar o seu papel como “porta-voz da causa do desporto em Portugal”.

Na cerimónia de entrega da Medalha Municipal de Mérito Desportivo, o presidente da Câmara de Lisboa assinalou o exemplo de uma “figura ímpar do país”, que “marcou várias gerações em Lisboa”, sempre com o intuito de “fazer do desporto uma peça central na educação e desenvolvimento pessoal”.

Para Carlos Moedas, José Manuel Constantino tornou-se “a voz do desporto e da sociedade, enquanto presidente do Comité Olímpico de Portugal há 10 anos, e alcançou uma conquista sem precedentes: quatro medalhas de ouro”.

A poucos meses dos próximos Jogos Olímpicos, o presidente da autarquia lisboeta disse confiar no presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) para que os atletas nacionais “alcancem um novo resultado histórico”.

“É um orgulho para o Comité Olímpico de Portugal que o seu presidente seja distinguido desta forma. E é também motivo para mim próprio de muita satisfação por se entender que o meu trabalho nestas funções e noutras é suficiente para merecer desta distinção”, considerou José Manuel Constantino.

Presidente do COP desde 2013, Constantino, que nasceu em 21 de maio de 1950, em Santarém, e licenciou-se em Educação Física no Instituto Superior de Educação Física, tem um longo percurso ligado ao desporto, mas também à administração pública.

Entre os cargos exercidos, destacam-se a presidência da Confederação do Desporto de Portugal, entre 2000 e 2002, a presidência do Instituto do Desporto de Portugal, entre 2002 e 2005, e, por inerência, a presidência do Conselho Nacional Antidopagem e a presidência do Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto.

“Enquanto puder e tiver forças darei o meu contributo, sendo certo que não o faço pela minha relação apaixonada pelo desporto. Faço-o como português. Porque, como lembrava o Doutor Francisco Sá Carneiro, acima de todos nós está Portugal”, concluiu o presidente do COP.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…