A empresa Águas de Santarém adquiriu um videoscópio, equipamento de videoscopia destinado à inspeção vídeo de redes de saneamento.

Segundo um comunicado da empresa, este equipamento, com capacidade de gravação de filmagem no interior de tubagens de saneamento, permite aferir dos motivos que levam à ocorrência de diversas patologias no âmbito da exploração de redes de saneamento (coletores, emissários, caixas de visita, ramais, etc.), nomeadamente obstruções, estados dos materiais, entre outras.

O videoscópio assegura uma maior autonomia e eficiência no diagnóstico dos sistemas de saneamento, permitindo solucionar problemas em situações de maior simplicidade e menor extensão, como sejam a inspeção de um ramal de esgotos, de um troço de coletor ou de uma caixa de visita.

Para além da automatização do serviço no que se refere ao diagnóstico de patologias neste tipo de sistemas, este equipamento poderá ser, também, utilizado como apoio ao serviço cadastral das redes de saneamento.

Leia também...

Agrocluster do Ribatejo com novo projeto para promover internacionalização da agroindústria

O Agrocluster do Ribatejo viu aprovada mais uma candidatura a fundos comunitários para promover, até 2020, um conjunto de ações que visam a internacionalização…

Startup celebra quatro anos com actividades para empreendedores em Torres Novas

A Startup Torres Novas assinala, na sexta-feira e no sábado, o seu quarto ano com várias actividades online dedicadas a empreendedores, como ‘workshops’ e…

Prémios monetários para as melhores ideias de negócio da fileira agroalimentar

O Agrocluster Ribatejo e o Inovcluster encontram-se a dinamizar o projecto Agriempreende, ao abrigo do qual acabam de lançar o 1.º concurso de ideias…

Incentivos para equipamentos e obras e criação de emprego qualificado disponíveis na Lezíria do Tejo

As PME sediadas nos concelhos da Lezíria do Tejo têm à disposição dois sistemas de incentivos para apoiar a inovação. O SI à Inovação…