A empresa municipal Águas de Santarém vai iniciar no mês de Abril duas empreitadas, no valor de aproximadamente 1.584.939,78€, para substituição de condutas de abastecimento de água e na criação de Zonas de Medição e Controlo (ZMC).
A primeira empreitada vai substituir 15 quilómetros de condutas de abastecimento de água em zonas de reincidência de problemas técnicos com roturas frequentes. A intervenção vai permitir a diminuição de perdas de água e que se irá traduzir numa maior qualidade do serviço prestado, contribuindo de forma positiva para o impacto ambiental.
A obra terá a duração previsível de 400 dias e tem lugar nas localidade de Alcanhões, Fontainhas, Fonte da Pedra, Moçarria, Portela das Padeiras e Santarém.
A empresa irá procurar o impacto das obras para os residentes, população em circulação e evitar reposição do piso, optando pela solução minimamente evasiva sem abertura de vala, aplicando também materiais de tecnologia de ponta, de onde perspectiva um período de vida útil superior a 100 anos.
A segunda empreitada destina-se à criação de Zonas de Medição e Controlo (ZMC) nos sistemas de abastecimento de água que irão permitir uma melhor monitorização e controlo de perdas. Os trabalhos desta empreitada contemplam ainda a construção de cinco quilómetros de novas condutas, o que vai permitir também colocar em funcionamento o Reservatório de Mata do Rei que por sua vez vai possibilitar seccionar o abastecimento e equilibrar as pressões de distribuição quer em Gançaria quer no novo sistema de Mata do Rei/Xartinho.