A empresa municipal Águas de Santarém vai manter, em 2019, o actual tarifário de abastecimento de água e subirá a tarifa de saneamento em quatro pontos percentuais, tendo prevista uma verba de 3,1 milhões de euros para investimento.

O orçamento da Águas de Santarém (AS), aprovado na reunião do executivo municipal na quarta-feira, prevê que 58% da verba destinada a investimento irá para o sistema de abastecimento de água, em concreto para a substituição de mais de nove quilómetros de condutas, visando assegurar a qualidade da água e reduzir as perdas, que actualmente se situam nos 30%.

Segundo a administradora da AS, Teresa Ferreira, o valor destinado a investimento resulta exclusivamente de “meios libertados pela empresa”, sem recurso a financiamento comunitário nem a fundos comunitários, cujos avisos de abertura de candidaturas “tardam em abrir”, lamentou.

Além da substituição de condutas, a empresa vai investir em sistemas de controlo de PH, reabilitação de reservatórios e conclusão da substituição das condutas elevatórias na encosta de S. Bento e, ao nível do saneamento, na Estação de Tratamento de Águas Residuais e na estação elevatória na bacia de Santa Rita.

Teresa Ferreira sublinhou que o aumento no tarifário do saneamento terá impacto residual na factura das famílias e responde a uma exigência da entidade reguladora.

O executivo municipal aprovou ainda o contrato programa para a empresa municipal Viver Santarém, que mantém o valor de 248 mil euros que vigorou este ano, sendo que o financiamento do município representa 11,5% do volume de negócios, respondendo ao “cumprimento de serviços públicos” para a área do desenvolvimento desportivo e para os preços sociais praticados nos equipamentos geridos pela empresa.

A Viver Santarém apresenta para 2019 um orçamento global de 2,1 milhões de euros, prevendo um resultado líquido positivo.

Leia também...

Parlamento inicia hoje votação do último Orçamento desta maioria absoluta

O parlamento arranca hoje com a “maratona” de discussão e votação na…

Traficantes detidos pela GNR pela posse de 245 doses de heroína

Dois homens, de 40 e 59 anos, foram detidos pela GNR por…

Quatro detidos pela PSP por condução em estado de embriaguez

A Polícia de Segurança Pública de Santarém deteve quatro condutores, entre os…

Maria Martins e Marta Carvalho dão cartas no nacional de ciclismo de pista

A ciclista escalabitana Maria “Tata” Martins conquistou o título de campeã nacional…