As equipas da Câmara Municipal de Benavente/Águas do Ribatejo e DST (Desinfecções Sul do Tejo) estão a proceder a uma operação programada de combate às pragas de baratas e ratos no concelho de Benavente. Esta campanha de desbaratização e desratização decorrem até Abril, em todas as freguesias e lugares da área do município.

Segundo a empresa Águas do Ribatejo, a operação irá percorrer toda a rede nos arruamentos da freguesia que inclui as localidades de Porto Alto e Arados, seguindo-se depois a mesma operação em Benavente, Barrosa, Foros da Charneca, Santo Estêvão e Foros de Almada.

A equipa de operação irá levantar cerca de 8000 tampas de esgoto pluvial (a cargo da CMB) e saneamento (da responsabilidade da Águas do Ribatejo). O processo consiste na pulverização de gel insecticida próprio para eliminar as baratas e prevenir a sua reprodução no interior das condutas. Em simultâneo é colocado isco rodenticida para eliminar ratos e ratazanas.

PUBLICIDADE

Após a colocação do produto as tampas são fechadas e os insectos e ratos são arrastados pelo efluente para as estações de tratamento de águas residuais (ETAR).

“A AR e o Município garantem a segurança da operação mas é possível que alguns roedores e baratas possam sair em ralos nos quintais e logradouros, pelo que se deve estar atento sempre que for avisado da realização da operação ou constatar da presença das equipas devidamente identificadas e equipadas”, refere o comunicado da empresa.

PUBLICIDADE
Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

Câmara de Santarém instala 150 “caixas-ninhos” no concelho

A Câmara Municipal de Santarém está a instalar 150 “caixas-ninhos” identificadas e…

Frio mantém distrito de Santarém em aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai manter o distrito…