A Câmara Municipal de Alcanena promoveu, na manhã do dia 16 de Março, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, a sessão “Vamos para Servir”, comemorativa do 100º Aniversário de Joaquim Pereira Henriques, ex-presidente da Câmara Municipal de Alcanena e o primeiro presidente eleito após o 25 de Abril de 1974.

A sessão contou com as intervenções do presidente da Câmara, Rui Anastácio, da Presidente da Assembleia Municipal, Tereza Sampainho, do Ex-Vereador da autarquia, Moisés de Jesus Morgado, assim como de familiares do homenageado, designadamente o filho, Jorge Gabriel Henriques, e o neto, Francisco Henriques.

Os intervenientes na sessão foram unânimes em reconhecer os valores humanos, cívicos e democráticos do ex-presidente da Câmara, tendo havido alguns momentos de especial comoção, ao relembrar o longo percurso de vida do ex-autarca.

Houve, ainda, lugar para a apresentação do Prémio Joaquim Pereira Henriques, pela vereadora Marlene Carvalho, uma iniciativa que visa distinguir trabalhos académicos nas várias disciplinas no âmbito do poder local, configurando a atribuição de uma verba pecuniária e publicação da obra vencedora.

A finalizar a sessão, esteve a intervenção do homenageado, que partilhou com os presentes a sua história de vida.

A encerrar o programa, cantaram-se os parabéns ao Sr. Joaquim Pereira Henriques, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, onde decorreu um Porto de Honra.

Para além das entidades acima mencionadas, a sessão contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal, deputados municipais, presidentes e representantes das Juntas de Freguesia, ex-autarcas, comandante da GNR de Alcanena, comandantes dos Bombeiros Municipais de Alcanena e Voluntários de Minde, coordenadora Municipal de Protecção Civil, directora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Dirigentes dos serviços da autarquia, familiares do homenageado e ex-funcionários e colaboradores da autarquia, todos juntos numa justa homenagem ao primeiro Presidente da Câmara Municipal de Alcanena democraticamente eleito, após o 25 de Abril de 1974.

Leia também...

Município da Chamusca apresenta projeto RUSCha – Uma Rede de Sabedoria

O Município da Chamusca apresentou recentemente, no cineteatro, o projecto RUSCha –…

Joaquim Ganhão: “Parece haver um luto adiado, provocado pela falta da visibilidade daqueles que partem”

Em tempo de pandemia, cuidar das pessoas em fim de vida e…
Foto de arquivo

Moita Flores absolvido no caso das obras na ex-Escola Prática de Cavalaria em Santarém

O ex-presidente da Câmara de Santarém Moita Flores foi hoje absolvido no…

Quinta do Bill sobem amanhã ao palco das Festas do Arripiado

A partir de amanhã e até dia 15 de Agosto a aldeia…