As potencialidades do Alentejo e do Ribatejo como “cenários” para produções de cinema, televisão e fotografia vão ser promovidas por uma nova entidade comum às duas regiões, que pretende “alimentar a imaginação” dos produtores e realizadores.

A Alentejo e Ribatejo Film Commission, apresentada ontem em Évora, está a dar os “primeiros passos”, após a criação formal, e quer promover as duas regiões “em termos cinematográficos, televisivos e fotográficos”, disse à agência Lusa um dos sócios fundadores, o produtor e realizador João Antero.

O responsável, que falava à Lusa à margem da sessão de apresentação da estrutura, explicou que a ideia surgiu no seguimento das oito “Film Commission” já existentes em Portugal (Minho, Porto, Centro de Portugal, Lisboa, Arrábida, Algarve, Madeira e Açores).

“Havia uma região que não tinha ‘Film Commission’, que era o Alentejo e Ribatejo”, mas estas são zonas com “uma capacidade muito grande de valorização” para acolher este tipo de produções e que “interessa aproveitar”, destacou.

Além disso, continuou, “a ‘Film Commission’ é uma associação que existe em todo o mundo” e que “é um garante para produtores, realizadores e argumentistas” de que determinada “região tem condições para receber uma produção cinematográfica ou televisiva”.

Fundada por nove pessoas ligadas ao audiovisual, e por outras nove de outras profissões, a estrutura abarca 58 municípios (47 no Alentejo e 11 no Ribatejo) e pretende fazer a ligação entre estes territórios nacionais e equipas de produção, nacionais e estrangeiras.

As valências “patrimoniais, naturais e imateriais” do Alentejo, exemplificou, são conhecidas, “mas as estruturas de produção, principalmente as estrangeiras, não sabem os pequenos pormenores”, e a Alentejo e Ribatejo Film Commission quer, precisamente, fazer “a divulgação desses espaços cénicos”.

“Vamos participar em feiras e festivais de cinema, internacionais e nacionais, para divulgar a região” e “vamos ter um ‘site’ [na Internet], que está em construção, para alimentar a imaginação dos produtores e realizadores”, frisou João Antero.

A atracção de projectos audiovisuais para as duas regiões, segundo o responsável, pode ser um contributo para o desenvolvimento económico local, atendendo a que, “em todo o mundo, há uma média de 40 milhões de turistas cinematográficos”.

“São turistas que viram filmes na sala de cinema, no ecrã da televisão, e que, curiosamente, vão atrás desses cenários” para as suas férias, assinalou, considerando que é preciso “começar a trazer esse turismo para Portugal”.

A estrutura, assegurou João Antero, já tem o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e da agência regional de promoção externa das regiões, assim como de “alguns” municípios abrangidos, continuando “o périplo” pelo território “à procura de apoios”.

“Quanto mais se souber lá fora que o Alentejo e o Ribatejo foram cenário para este e aquele filme, mais produtores vêm à procura desses mesmos cenários ou de outros similares”.

Ainda este ano, a entidade pretende promover acções de formação especializadas para actores e técnicos de cinema e, no próximo ano, planeia realizar três festivais de cinema, um em Santarém, outro de animação em Montemor-o-Novo e outro ligado ao surf, no litoral alentejano.

Já com parcerias com as “Film Commission” do Centro, Algarve e Arrábida, a estrutura do Alentejo e Ribatejo, que também já tem um conselho consultivo, que integra vários responsáveis das duas regiões, encontra-se em “fase final” de inscrição no Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…