Imagem ilustrativa

A maioria do país está hoje sob aviso amarelo, devido à chuva forte, granizo e trovoada, que atingem 13 distritos a partir das 09:00, disse hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A partir das 09:00 de hoje e até às 15:00, o aviso amarelo abrange Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga.

O IPMA alerta para “aguaceiros, localmente fortes, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoadas”.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Segundo o IPMA, para hoje prevê-se “céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do final da tarde”, bem como “aguaceiros, localmente fortes e acompanhados de trovoadas nas regiões Norte e Centro até meio da tarde, e que poderão ser ocasionalmente sob a forma de granizo, tornando-se pouco frequentes a partir do final da tarde”.

A previsão aponta ainda para “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas das regiões Centro e Sul, rodando para o quadrante oeste a partir da manhã”.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda) e os 15 (em Sagres) e as máximas entre os 13 graus (na Guarda) e os 20 (em Braga, Santarém, Setúbal, Beja e Faro).

Leia também...
Foto de Arquivo

Detidos dois gerentes de empresa de segurança privada sem alvará especifico

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve hoje dois gerentes de uma…

Processo original do atentado em Fátima contra João Paulo II entregue à Torre do Tombo

O processo de querela original do atentado de 12 de Maio de…
Foto de Arquivo

Mais de 50 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Portalegre,…

Dona de lar multada em 540 euros por cremar corpo de idosa sem conhecimento da família

O Tribunal de Santarém condenou hoje a proprietária de um lar de…