A Câmara Municipal de Almeirim vai concluir a introdução total do sistema de iluminação pública baseada em tecnologia LED no concelho, numa iniciativa que decorre na quarta-feira, pelas 20h50, e que conta com a participação de Carlos Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais.

Numa cerimónia simbólica, no Dia Mundial do Ambiente, vai ser retirada a última lâmpada de vapor de sódio, material considerado nocivo para o ambiente. O município passa agora a utilizar apenas tecnologia LED, com mais de 6.000 novas lâmpadas, que tornam Almeirim ainda mais amigo do ambiente e pioneiro na Lezíria do Tejo.

No total, trata-se de um investimento de 1,2 milhões de euros e que vai permitir uma poupança anual de 250 mil euros, além de uma redução de cerca de 383 toneladas por ano nas emissões de dióxido de carbono.

Leia também...

CDU quer plano estratégico para acabar com a poluição no Alviela

A Assembleia Municipal de Santarém aprovou uma moção apresentada pelo eleito Afonso Silveira da CDU, em Defesa do Alviela, onde é identificada a necessidade…

Movimento proTEJO questiona PGR sobre queixa-crime de 2017 por poluição no rio

O movimento proTEJO questionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre os desenvolvimentos de uma queixa-crime apresentada há três anos por poluição no Tejo, tendo…

Vila Nova da Barquinha investe 1,1 ME e atinge 97% de cobertura em saneamento básico

O município de Vila Nova da Barquinha anunciou o lançamento do concurso público de 1,1 milhões de euros para construção do sistema de drenagem…

Ministro do Ambiente afasta cenário de maior caudal do Tejo vindo de Espanha

O ministro do Ambiente reafirmou hoje a necessidade de “aprofundar a Convenção de Albufeira”, para haver uma maior regularidade nos caudais do rio Tejo,…