A primeira edição do festival internacional de cinema “3in1 Film Fest” de Almeirim vai decorrer de 22 a 24 de Novembro e exibir 64 filmes, entre curtas metragens de ficção, ‘making of’s’ e documentários, anunciou hoje a organização.

A decorrer no cineteatro de Almeirim, o festival tem 64 filmes seleccionados de 11 diferentes países para exibir durante os três dias de um evento que apresenta como “pretensão” tornar-se “festival de referência do Ribatejo”, além de “promover a região atraindo realizadores, produtores e argumentistas, nacionais e internacionais”, sendo organizado pela Alentejo e Ribatejo Film Commission.

Em declarações à Lusa, João Antero, um dos mentores do projecto, a par do seu filho, Bernardo Antero, ambos ligados ao cinema enquanto professores e realizadores, disse que a ideia de realizar o evento em Almeirim foi “acolhida com muito entusiasmo pela autarquia” e surgiu “por não haver nenhum festival internacional de cinema no Ribatejo”, nomeadamente ao nível de ‘making of’s’.

“Este festival intitula-se ‘3in1 Film Fest’, ou seja, três em um, porque agrega as componentes de curtas-metragens, documentários e ‘making of’s’, sendo as curtas ainda subdivididas em muito curtas”, disse ainda aquele responsável, tendo feito notar que a adesão a esta primeira edição “superou as melhores expectativas”.

Dos 83 filmes submetidos às quatro categorias a concurso (curtas de ficção, curtas de documentários até 30 minutos, muito curtas de ficção até quatro minutos, e ‘making of’s’), durante os três dias vão ser exibidos no cineteatro de Almeirim os 64 filmes seleccionados, entre os quais 39 curtas de ficção, 17 documentários, quatro muito curtas (até quatro minutos), e quatro ‘making of’s’.

“Temos filmes oriundos de Portugal e mais 10 países – Alemanha (3), Brasil (2), Grécia (2), Rússia (2), França, EUA, Irão, Holanda, Roménia e Sérvia, (1 cada)”. E, dos 64 filmes seleccionados, 12 irão receber prémios, sendo atribuídos os prémios de melhor filme em cada uma das quatro categorias, e ainda os de 2.º e 3.º melhor filmes”, destacou o organizador, tendo revelado ainda que “18 dos filmes têm a sua estreia no ‘3in1 Film Fest’, sendo exibidos pela primeira vez ao público”, num festival.

O júri do evento cinematográfico, que tem um orçamento na ordem dos cinco mil euros e vai ter periodicidade anual, é constituído por Francisco Dias, da Centro Portugal Film Commission, Eduardo Pinto, da Algarve Film Commission, Sérgio Graciano e João Cayatte, realizadores, José Rato, director de fotografia, e João Antero, presidente da Alentejo e Ribatejo Film Commission.

O festival “3in1 Film Fest” vai ter ainda dois ‘workshops’ abertos ao público em geral, mediante inscrição prévia, dedicados aos temas “Como ser um Youtuber” e “Como filmar com telemóvel”.

Leia também...

Eutanásia

Dia 20 de fevereiro de 2020 foi um dia que ficará para a história. Nesse dia contribuí com o meu voto favorável para a…

Mariza actua nas comemorações do 107º aniversário de Alcanena

A cantora Mariza actua no próximo sábado, às 21:00, em Alcanena, no âmbito das celebrações do 107.º aniversário da criação deste concelho ribatejano. Mariza…

Convento de Cristo com concurso aberto para novo director

A abertura do concursos internacional para selecção do diretor do Convento de Cristo, em Tomar, foi publicada hoje, 6 de Setembro, em Diário da…

Onze armas e mais de duas mil munições apreendidas em Santarém

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu na sexta-feira onze armas e mais de duas mil munições no concelho de Santarém, “no âmbito de um…