A 42ª edição da Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça – registou milhares de visitantes ao longo dos seus nove dias, numa festa que celebrou as tradições, a gastronomia e a essência do território. Realizada entre os dias 17 e 25 de Agosto, a feira consolidou-se mais uma vez como uma referência no sector agrícola, comercial e cultural da região do Ribatejo.

Com centenas de expositores de diversas áreas, desde a agricultura, maquinaria e inovação até ao comércio local, gastronomia e artesanato, a Alpiagra revelou-se uma verdadeira montra de excelência. Este ano, destacaram-se as iniciativas direccionadas para a sustentabilidade ambiental e inovação agrícola, reflectindo as tendências do futuro no sector, com a realização de um salão de veículos eléctricos e híbridos a reafirmar Alpiarça como um dos concelhos pioneiros em medidas de protecção ambiental e de sustentabilidade.

“O crescimento no número de visitantes é fruto do sucesso do evento, da união dos alpiarcenses em torno do mesmo e da importância que a Alpiagra tem para a economia e a cultura da região. Estamos orgulhosos do que foi alcançado este ano e pretendemos que a próxima edição venha ainda mais com a ambição de continuar a inovar e a oferecer uma experiência única a todos os que nos visitam”, afirmou Sónia Sanfona, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça.

Sob o mote ‘Sinta o Ribatejo’, o evento contou com programação repleta de espectáculos musicais, concertos com artistas nacionais e internacionais e diferentes áreas funcionais tais como: Pavilhão Comercial e Empresarial, Pavilhão da Terra, Cultura e Sabores, Tasquinhas, Artesanato, Doçaria, Espaço da Reserva Natural do Cavalo Sorraia, Picadeiro de Baptismos a Cavalo e Demonstrações, Picaria de Garraiadas e um espaço do CRO-Alpiarça, onde vários animais ganharam uma nova família.

O espaço Academia Sabores de Alpiarça foi também um dos espaços de destaque e que deu a conhecer a quem visitou o certame o melhor da cozinha e doçaria tradicional.  O recinto contou ainda com o ‘Espaço Jovem Feel’, que recebeu centenas de jovens todas as noites da Alpiagra.

Além da gastronomia, também o vinho esteve em destaque com um espaço dedicado à “Cidade do Vinho 2024”, projecto que Alpiarça integra, após candidatura conjunta com os municípios de Almeirim, Cartaxo e Santarém, e que marcou a participação neste certame com provas de Vinhos da região, acompanhadas por harmonizações gastronómicas.

A abrir o evento esteve, uma vez mais, o tradicional Cortejo das Vindimas, uma recriação da cultura e das tradições alpiarcenses, que este ano permitiu a participação de todos os munícipes, e contou com a presença de campinos, cabrestos, associações do concelho, ranchos e grupos etnográficos, assim como a especial participação do Rancho Folclórico de Champigny-sur-Marne, cidade francesa geminada com a vila de Alpiarça, que a convite do município, esteve presente na inauguração da feira, representada pela Casa de Portugal de Champigny-sur-Marne” e respectiva delegação.

O intercâmbio foi também nacional, inaugurando uma nova rúbrica da Alpiagra, onde teremos a participação de outros municípios portugueses convidados. Nesta primeira realização contámos com a presença, que muito nos honrou, do município de Ourique, vila alentejana, “Capital do Porco Alentejano”, que se apresentou num espaço de promoção dos seus produtos e da região.

A Câmara Municipal de Alpiarça gostaria de enaltecer e agradecer ainda a dedicação de todos os funcionários municipais e voluntários para o sucesso destes nove dias de evento. O seu trabalho, que começou muito antes de Agosto e decorreu, sobretudo, nos bastidores, foi essencial para todas as expectativas superadas nesta edição da Alpiagra.

Leia também...

Homem que matou mulher a tiro em Abrantes fica em prisão preventiva

Um homem de 63 anos ficou em prisão preventiva pelo homicídio de uma mulher de 34, com tiros de caçadeira, em situação ocorrida no…

Sete locais ultrapassaram máximos históricos de temperatura em 22 de agosto – IPMA

Os dias 22 e 23 de agosto foram, respetivamente, o quinto e sexto mais quentes dos últimos 15 anos em Portugal continental, com sete…

Câmara de Santarém atribui apoio financeiro à UF de Casével e Vaqueiros para criação do Espaço Cidadão

O Executivo Municipal deliberou a atribuição de um apoio financeiro à União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, no valor de 17.627,81 euros, tendo…

Alcanena recebe lançamento do livro “O jardim da avó Rosa”

 Terá lugar, no próximo dia 23 de novembro, às 15h, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, o lançamento do livro “O…