A Câmara de Alpiarça vai investir perto de 5,2 milhões de euros na construção de 44 fogos ao abrigo do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em resposta à Lusa, o município liderado por Sónia Sanfona (PS) afirma que, com este investimento, a ser executado até 2026, ficarão solucionadas as situações de carência de habitação identificadas no concelho. Segundo a fonte, o município de Alpiarça, concelho com 6.976 habitantes (2021), possui 21 habitações municipais, tendo, actualmente, uma lista de 10 agregados familiares que “manifestaram a necessidade de habitação”.

Em vigor desde 2018, o programa 1.º Direito, do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional, prevendo um investimento total de 700 milhões de euros até 2024, destinado a comparticipações não reembolsáveis.

Grande parte dos investimentos previstos no âmbito das Estratégias Locais de Habitação poderá ser concretizada com verbas provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência. As verbas destinadas à habitação no PRR permitirão financiar a fundo perdido, a 100%, 26 mil habitações no âmbito do programa 1.º Direito. Para isso, terão de estar concluídas até ao final do primeiro semestre de 2026, o período de execução do PRR.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.