O Município de Alpiarça deu início ao projecto de controlo populacional de colónias de gatos, através do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver. Este método, visa reduzir e controlar as populações de felinos silvestres de maneira sustentável, promovendo a saúde e o bem-estar animal.

O programa CED envolve a captura de gatos pertencentes a uma colónia identificada, seguida da sua esterilização e desparasitação. Após este processo, os gatos são devolvidos ao seu território de origem, onde contam com um cuidador responsável pela sua alimentação e proteção.

As colónias estão também sujeitas à supervisão da Médica Veterinária Municipal, para garantia das respectivas condições de saúde, salubridade e bem-estar dos animais.

A primeira colónia foi recentemente instalada na Rua Dr. José António Simões, em Alpiarça, marcando desta forma o início do planeamento estratégico que prevê a criação de mais colónias em locais já identificados.

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Município com práticas de proteção animal, contribuindo para o equilíbrio entre e o bem-estar dos animais e a comunidade.

Leia também...

Nova mobilidade no Centro Coordenador de Transportes de Abrantes

A Câmara Municipal de Abrantes alterarou a mobilidade no acesso ao piso térreo do Centro Coordenador de Transportes, desde esta quinta-feira, 21 de Fevereiro.…

Forcado do Cartaxo morre em despiste de moto 4

O despiste de uma moto 4 provocou a morte do condutor na tarde de dia 31 de Dezembro, no concelho do Cartaxo. A vítima…

Um ferido grave em despiste de motociclo em Tomar

Um homem, de 60 anos, ficou ferido com gravidade na sequência do despiste do motociclo que conduzia, a 18 de Julho, na Estrada Nacional…

Universidade da Terceira Idade de Azambuja inicia ano lectivo no dia 12

Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja, terá início no próximo dia 12 de Outubro, numa cerimónia de recepção aos alunos e professores.…