O Município de Alpiarça deu início ao projecto de controlo populacional de colónias de gatos, através do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver. Este método, visa reduzir e controlar as populações de felinos silvestres de maneira sustentável, promovendo a saúde e o bem-estar animal.

O programa CED envolve a captura de gatos pertencentes a uma colónia identificada, seguida da sua esterilização e desparasitação. Após este processo, os gatos são devolvidos ao seu território de origem, onde contam com um cuidador responsável pela sua alimentação e proteção.

As colónias estão também sujeitas à supervisão da Médica Veterinária Municipal, para garantia das respectivas condições de saúde, salubridade e bem-estar dos animais.

A primeira colónia foi recentemente instalada na Rua Dr. José António Simões, em Alpiarça, marcando desta forma o início do planeamento estratégico que prevê a criação de mais colónias em locais já identificados.

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Município com práticas de proteção animal, contribuindo para o equilíbrio entre e o bem-estar dos animais e a comunidade.

Leia também...

Entroncamento investe 1 milhão de euros na requalificação dos bairros sociais

A Câmara do Entroncamento aprovou, na segunda-feira, 4 de Maio, a minuta do contrato da empreitada para a requalificação urbana do espaço público, equipamento…

“O sector vitivinícola está saudável e em crescimento”

Inês Alves, natural de Santarém, tem 32 anos. Formou-se em Marketing e Comunicação e integrou, há precisamente 10 anos, a equipa de marketing e…

Índice de Sustentabilidade Municipal quer contribuir para mudar comportamentos

O Índice de Sustentabilidade Municipal, que está a ser construído por investigadores da Universidade Católica em parceria com municípios, quer medir o cumprimento, a…

S. Vicente do Paul e Vale Figueira quer desagregação da união de freguesias

A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale Figueira, aprovou por unanimidade a desagregação da união de freguesias, em sessão de…