O Município de Alpiarça deu início ao projecto de controlo populacional de colónias de gatos, através do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver. Este método, visa reduzir e controlar as populações de felinos silvestres de maneira sustentável, promovendo a saúde e o bem-estar animal.

O programa CED envolve a captura de gatos pertencentes a uma colónia identificada, seguida da sua esterilização e desparasitação. Após este processo, os gatos são devolvidos ao seu território de origem, onde contam com um cuidador responsável pela sua alimentação e proteção.

As colónias estão também sujeitas à supervisão da Médica Veterinária Municipal, para garantia das respectivas condições de saúde, salubridade e bem-estar dos animais.

A primeira colónia foi recentemente instalada na Rua Dr. José António Simões, em Alpiarça, marcando desta forma o início do planeamento estratégico que prevê a criação de mais colónias em locais já identificados.

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Município com práticas de proteção animal, contribuindo para o equilíbrio entre e o bem-estar dos animais e a comunidade.

Leia também...

Santarém celebra colocação de Chaimite na fachada da EPC e inaugura placa evocativa da saída da Coluna Militar

A fachada da Escola Prática de Cavalaria – EPC, em Santarém volta a contar com um carro de combate – chaimite Bafatá. A celebração…

Alcanena lança concurso público de 8 ME para construção de parque empresarial

A Câmara de Alcanena aprovou o lançamento de um concurso público internacional no valor de 8 milhões de euros (ME) para execução das infraestruturas…

Suinicultura de Salvaterra apostada em reduzir pegada hídrica

A exploração suinícola Herdade do Pessegueiro da empresa Valorgado, integrada no agrupamento de produtores Aligrupo foi galardoada com o Prémio Inovação Zoetis na V…

O Festival de Santarém

O pai de todos os festivais gastronómicos que se realizam em Portugal, este ano na sua 44.ª edição, decorre até domingo na Casa do…