O Município de Alpiarça deu início ao projecto de controlo populacional de colónias de gatos, através do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver. Este método, visa reduzir e controlar as populações de felinos silvestres de maneira sustentável, promovendo a saúde e o bem-estar animal.

O programa CED envolve a captura de gatos pertencentes a uma colónia identificada, seguida da sua esterilização e desparasitação. Após este processo, os gatos são devolvidos ao seu território de origem, onde contam com um cuidador responsável pela sua alimentação e proteção.

As colónias estão também sujeitas à supervisão da Médica Veterinária Municipal, para garantia das respectivas condições de saúde, salubridade e bem-estar dos animais.

A primeira colónia foi recentemente instalada na Rua Dr. José António Simões, em Alpiarça, marcando desta forma o início do planeamento estratégico que prevê a criação de mais colónias em locais já identificados.

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Município com práticas de proteção animal, contribuindo para o equilíbrio entre e o bem-estar dos animais e a comunidade.

Leia também...

Tenta furtar posto de combustível e é apanhado pela GNR quando tentava fugir do local

Um homem de 37 ano de idade foi detido pela GNR no passado dia 30 de Novembro, quando tentava furtar em posto de abastecimento…

Hospital de Santarém cria três novas especialidades médicas

Unidade Hospitalar conta ainda com 14 novos médicos.

Governo anuncia novas ferramentas de integração para as pessoas ciganas em Tomar

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, esteve na tarde de segunda-feira, 24 de Junho, em Tomar, no âmbito…

Homem morre em acidente com motocultivador em Torres Novas

Um homem morreu esta quinta-feira num acidente enquanto operava um motocultivador na localidade de Barroca, concelho de Torres Novas, distrito de Santarém, adiantou à…