O Município de Alpiarça deu início ao projecto de controlo populacional de colónias de gatos, através do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver. Este método, visa reduzir e controlar as populações de felinos silvestres de maneira sustentável, promovendo a saúde e o bem-estar animal.

O programa CED envolve a captura de gatos pertencentes a uma colónia identificada, seguida da sua esterilização e desparasitação. Após este processo, os gatos são devolvidos ao seu território de origem, onde contam com um cuidador responsável pela sua alimentação e proteção.

As colónias estão também sujeitas à supervisão da Médica Veterinária Municipal, para garantia das respectivas condições de saúde, salubridade e bem-estar dos animais.

A primeira colónia foi recentemente instalada na Rua Dr. José António Simões, em Alpiarça, marcando desta forma o início do planeamento estratégico que prevê a criação de mais colónias em locais já identificados.

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Município com práticas de proteção animal, contribuindo para o equilíbrio entre e o bem-estar dos animais e a comunidade.

Leia também...

Município da Chamusca aprova regime de isenção de IMI para associações e colectividades

A Câmara Municipal da Chamusca aprovou por unanimidade uma proposta do Presidente Paulo Queimado para ser criado um regime de atribuição de isenção de…

Pego recebeu apresentação do livro “O que é o comer?”

“O que é o comer?” é o título do livro que a Confraria do Bucho e Tripas apresentou no passado sábado, 19 de outubro,…

Festival de Street Food no Bairro de São Domingos em Santarém

A primeira edição do Festival de Street Food, organizado pela Associação de Residentes em São Domingos (ARSD) realiza-se hoje e amanhã, junto ao ringue…

CDU critica gestão da Câmara de Alpiarça por investir 2 milhões em imóveis fora do concelho

A CDU de Alpiarça lançou ontem um comunicado onde expressa duras críticas à gestão da Câmara Municipal de Alpiarça, liderada pelo Partido Socialista (PS),…