Os alunos do curso de Electrónica, Automação e Comando da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) conquistaram o 2º lugar do Prémio FAQtos, cuja final se realizou no dia 18 de Setembro, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

O projecto HotOut dos alunos David Silva, Duarte Barradas, Leandro Rodrigues, Tiago Barradas, supervisionado pelo professor José Carvalho e com o apoio de outros professores, conquistou o júri do concurso.

O HotOut foi pensado e desenvolvido em pleno contexto de pandemia e consiste num equipamento que permite monitorizar a temperatura à distância evitando contactos de proximidade entre profissionais de saúde e doentes e evitando também o consumo excessivo de EPI’s.

Para além do projecto HotOut, também os alunos Ana Fonseca, Alexandre Rosa, Bernardo Gil, Leonardo Silva e João Rato ficaram entre os 10 finalistas com o projecto “InOut Counter”, um sistema de controlo de entradas e saídas de pessoas dos estabelecimentos, para que se conheçam as reais disponibilidades de espaço seguro, à distância.

PUBLICIDADE
Projecto HotOut

A EPSM foi única escola do distrito de Santarém a ser apurada para a final e dos três projectos apresentados pela escola, dois deles passaram à fase final, o que revela a qualidade do trabalho realizado pelos alunos.

Duarte Bernardo, presidente da Direcção da EPSM, considera que “sendo o Instituto Superior Técnico uma entidade de grande prestígio nacional e internacional, com grande ênfase em projectos de I&D, este prémio acaba por elevar o reconhecimento de um trabalho diário árduo, sério e empreendedor, preconizado pela EPSM e pela sua comunidade. Este orgulho seguramente se estende à região onde estamos inseridos e representa mais uma etapa escrita com dedos de ouro por um ensino que deve ser vocacionado, desde a sua génese, para a experimentação, criatividade e inovação”.

O Prémio FAQtos é promovido por uma equipa do INOV – INESC Inovação, no Instituto Superior Técnico e destina-se a todos os alunos do Ensino Secundário. Os participantes tiveram de apresentar um projecto sobre o tema “Aplicações das Radiofrequências”.

PUBLICIDADE
Leia também...

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Câmara de Santarém paga transporte escolar para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém vai pagar, no próximo ano lectivo, a…

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…

Creche gratuita para todas as crianças de famílias até ao segundo escalão de rendimentos

A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de famílias…