Regressaram ontem a casa, os 46 alunos da Escola Profissional de Ourém (EPO) e Escola de Hotelaria de Fátima (EHF), que estavam a estagiar em várias cidades da Europa.

Foram dois meses de trabalho, conquistas, novas competências e muitas experiências que os acompanharão pela vida.

Apesar dos rostos cansados, típico do final de uma viagem, era visível o brilho nos olhos proporcionado pela ansiedade de reencontrar as famílias que os esperavam de braços abertos.

Dando continuidade a uma tradição de há vários anos consecutivos, 46 alunos de 2º e 3º ano da EPO e da EHF realizaram os seus estágios curriculares em várias cidades europeias, apoiados pelo programa Erasmus +.

Da EHF estagiaram seis alunos de Turismo em Glasgow, Escócia; quatro de Restaurante/Bar em Foligno, Itália; sete de Cozinha/Pastelaria em Bilbao, Espanha; três de Pastelaria/Padaria em Bordéus, França; cinco de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Sala em San Sebastian, Espanha, num total de vinte e cinco alunos.

A EPO tinha vinte e um alunos no estrangeiro, sendo sete alunos de Design em Forli, Itália; cinco de Metalomecânica – CNC e cinco de Mecatrónica Automóvel em Barcelona, Espanha e quatro de Informática em Belfast, Irlanda do Norte.

Os alunos, para além das competências técnicas que aplicaram e aprenderam, desenvolveram a autonomia pessoal, gestão do tempo, trabalho em equipa, gestão do orçamento individual. De referir que receberam uma bolsa, proporcionada pelo programa Erasmus +, que financiou este projecto, que lhes garantiu o alojamento, alimentação, transportes, e outras despesas inerentes à sua estadia no estrangeiro.

A Insignare informa ainda em comunicado que já foi aprovada, pelo Erasmus +, a candidatura que permitirá que 48 alunos das duas escolas, frequentem os seus estágios no estrangeiro no próximo ano lectivo.

Outros 462 alunos terminam a sua formação em contexto de trabalho, em várias empresas de norte a sul do País, potenciando a sua aproximação ao mercado de trabalho. Assim, este ano lectivo, a EPO colocou em Estágio, 239 alunos nas áreas de Metalomecânica, Mecatrónica Automóvel, Informática, Gestão, Frio e Climatização, Design e Eletrónica, Automação e Comando em colaboração com cerca de 210 entidades, e a EHF colocou em Estágio 269 alunos nas áreas de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar, Pastelaria/Padaria e Turismo e colaborando com cerca de 200 entidades nas áreas da Hotelaria e Restauração.

Leia também...

Jovens cientistas debatem diversidade cultural na Escola Secundária Sá da Bandeira

Decorreu na Escola Secundária Sá da Bandeira, pelo segundo ano consecutivo, em ambiente online, entre os dias 19 e 21 de Janeiro, o XXIV…

Grupos de Pais promovem sucesso escolar em Santarém

No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE), a Câmara Municipal de Santarém, através da…

Politécnico de Santarém dá as boas-vindas ao novo ano lectivo

O Auditório Silvino Sequeira, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, recebeu hoje a sessão solene de Abertura do Ano Académico 2019/2020 do…

Requalificação da Escola Secundária da Chamusca custa 1,8 milhões de euros

O Município da Chamusca e o Ministério da Educação assinaram um protocolo de colaboração para a requalificação da Escola Básica dos 2.º e 3.º…