Regressaram ontem a casa, os 46 alunos da Escola Profissional de Ourém (EPO) e Escola de Hotelaria de Fátima (EHF), que estavam a estagiar em várias cidades da Europa.

Foram dois meses de trabalho, conquistas, novas competências e muitas experiências que os acompanharão pela vida.

Apesar dos rostos cansados, típico do final de uma viagem, era visível o brilho nos olhos proporcionado pela ansiedade de reencontrar as famílias que os esperavam de braços abertos.

Dando continuidade a uma tradição de há vários anos consecutivos, 46 alunos de 2º e 3º ano da EPO e da EHF realizaram os seus estágios curriculares em várias cidades europeias, apoiados pelo programa Erasmus +.

Da EHF estagiaram seis alunos de Turismo em Glasgow, Escócia; quatro de Restaurante/Bar em Foligno, Itália; sete de Cozinha/Pastelaria em Bilbao, Espanha; três de Pastelaria/Padaria em Bordéus, França; cinco de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Sala em San Sebastian, Espanha, num total de vinte e cinco alunos.

A EPO tinha vinte e um alunos no estrangeiro, sendo sete alunos de Design em Forli, Itália; cinco de Metalomecânica – CNC e cinco de Mecatrónica Automóvel em Barcelona, Espanha e quatro de Informática em Belfast, Irlanda do Norte.

Os alunos, para além das competências técnicas que aplicaram e aprenderam, desenvolveram a autonomia pessoal, gestão do tempo, trabalho em equipa, gestão do orçamento individual. De referir que receberam uma bolsa, proporcionada pelo programa Erasmus +, que financiou este projecto, que lhes garantiu o alojamento, alimentação, transportes, e outras despesas inerentes à sua estadia no estrangeiro.

A Insignare informa ainda em comunicado que já foi aprovada, pelo Erasmus +, a candidatura que permitirá que 48 alunos das duas escolas, frequentem os seus estágios no estrangeiro no próximo ano lectivo.

Outros 462 alunos terminam a sua formação em contexto de trabalho, em várias empresas de norte a sul do País, potenciando a sua aproximação ao mercado de trabalho. Assim, este ano lectivo, a EPO colocou em Estágio, 239 alunos nas áreas de Metalomecânica, Mecatrónica Automóvel, Informática, Gestão, Frio e Climatização, Design e Eletrónica, Automação e Comando em colaboração com cerca de 210 entidades, e a EHF colocou em Estágio 269 alunos nas áreas de Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar, Pastelaria/Padaria e Turismo e colaborando com cerca de 200 entidades nas áreas da Hotelaria e Restauração.

Leia também...

Câmara de Azambuja investe mais de 110 mil euros na Educação

A Câmara Municipal de Azambuja pretende investir no próximo ano lectivo (2020/2021) um valor superior a 110 mil euros. Em comunicado, o município explica…

Ourém compra terreno para construir terceiro centro escolar em Fátima

 A Câmara de Ourém aprovou a aquisição de um terreno para a construção do centro escolar Fátima Sul, que será o terceiro da freguesia.…

Talentos do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquina Solidários

Na passada quarta-feira, dia 9 de Maio, pelas 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo, subiram ao palco, pela sétima vez, os talentos dos alunos…

“Em Tomar a Aprender” marca o início do ano lectivo na cidade templária

O encontro anual “Em Tomar a Aprender” teve a sua parte inicial realizada na quinta-feira, dia 5 de Setembro, na parte da manhã no…