A Câmara Municipal de Santarém continua a apostar no rastreio de daltonismo e acuidade visual nos alunos do primeiro ciclo e esta nova etapa visa 527 alunos, de 39 turmas do 3º ano de escolaridade dos agrupamentos de escolas do concelho.

“Face ao êxito alcançado nos anos lectivos 2018/2019 e 2019/2020 relativamente à implementação do programa “ColorADD” nas escolas básicas do concelho, a autarquia escalabitana assegurou a continuidade da testagem de despiste do daltonismo e também da acuidade visual, aos alunos do 3º ano de todo o Concelho”, refere o Municipio em comunicado.

O objectivo principal deste programa é alertar a comunidade educativa para o daltonismo, bem como para todos os constrangimentos que podem advir desta limitação a nível visual, contribuindo assim para uma escola efectivamente inclusiva.

A autarquia de Santarém tem reforçado a adquisição de Kits ColorADD e suportou todos os custos do projecto, com o objectivo de despistar os alunos daltónicos. Sensibilizar todos os alunos para a importância de saberem como actuar e ultrapassar constrangimentos em que a cor seja factor de aprendizagem, identificação, orientação ou selecção, é outro dos objectivos..

A Câmara de Santarém e a Associação ColorADD, vêem na Educação um pilar da sua Missão e este código ColorADD faz parte integrante do Ensino, como uma ferramenta inequívoca ao serviço das Comunidades Escolares, materializado pelo protocolo assinado com o Ministério da Educação e Ciência de Portugal.

A missão é promover o sucesso educativo através da detecção precoce da doença e da integração de uma parte da população com dificuldade de identificar as cores na comunidade escolar, bem como assegurar o direito à educação e acesso à informação sem constrangimentos de forma não discriminativa. 

Leia também...

Escolas do concelho da Chamusca iniciam ano escolar com certificação Schoolsafe

Os Jardins de Infância e as Escolas Básicas do 1º Ciclo do…

Cromos dos “Lanches Saudáveis” dão direito a caneca nas Escolas de Almeirim

O Município de Almeirim lançou uma caderneta de cromos para as crianças…

IBM anuncia novas contratações para Tomar

Nuno Dionísio, diretor dos Centros de Inovação Tecnológica da IBM/Softinsa anunciou a…

“Em Tomar a Aprender” marca o início do ano lectivo na cidade templária

O encontro anual “Em Tomar a Aprender” teve a sua parte inicial…